As Trigêmeas do Surf, jovens atletas de 12 anos que têm se destacado no cenário esportivo de Guarujá, foram as convidadas do Surf Day, ação promovida pelo Projeto Ondas, e passaram por um dia de imersão na ONG
O Ondas, que se dedica a apoiar crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade por meio do surf, viu nesta ocasião uma oportunidade de inspirar seus alunos com exemplos de dedicação e disciplina.
A presença da Maria Eduarda, Maria Júlia e Maria Paula, anunciada aos participantes apenas um dia antes do evento pelos pais das atletas, trouxe um brilho especial ao dia. As meninas passaram o dia na ONG e puderam interagir com as crianças do projeto.
“Para o Ondas é muito importante promover esse tipo de intercâmbio com influenciadores, surfistas, principalmente da nova geração, que é essa galerinha promissora do esporte na mesma faixa etária dos alunos que a gente atende no Ondas”, afirma Jojó de Olivença, idealizador do Projeto.
O que rolou no Surf Day
Durante o Surf Day, as trigêmeas participaram de um podcast e compartilharam suas experiências no surf, responderam perguntas e interagiram com os alunos.
O coordenador do Projeto Ondas, Kaipo de Jesus, afirma que receber a visita da Duda, da Juju e da Paulinha, como são conhecidas, foi um verdadeiro presente para as crianças. “A presença das meninas não apenas trouxe uma energia contagiante, mas também ressaltou a importância de conectar-se com a comunidade e promover o amor pelo surf e pela natureza. Suas histórias de superação e dedicação ao esporte servem como exemplo para todos os envolvidos no Projeto Ondas, desde as crianças que aprendem a surfar até os Educadores que dedicam seu tempo para fazer a diferença”.
Maria Paula contou que “foi muito legal passar um tempo na ONG, que tem várias crianças da mesma idade que também adoram surfar”. Já Maria Júlia disse que achou “muito divertido e diferente participar dessa nova experiência”. E a Maria Eduarda, contou que todas as crianças do projeto são muito legais. “Adorei conhecer o Projeto Ondas”.
Jojó enfatiza que, com a ação, os dois lados saem ganhando. Primeiro as crianças do Ondas, pela oportunidade de conhecer personalidades que já estão bem evoluídas no surf, focadas em competições, que têm o apoio dos pais e de uma forma humilde compartilham também seus sonhos de chegar um dia no topo, mostrando que valorizam muito a escola e a Educação.
“E por outro lado, também as influenciadoras ganham por ver de perto uma outra realidade, que provavelmente, pelos ambientes que frequentam, não conhecem essa realidade vulnerável na sociedade, que são as crianças que também correm atrás de um sonho através do esporte”, finaliza Jojó.
O Projeto Ondas, com ações como o Surf Day, reafirma o compromisso com o desenvolvimento social e pessoal de crianças por meio do surf, enfatizando valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe.
O que você precisa saber sobre o Projeto Ondas
Com 15 anos de existência, o Projeto Ondas atende cerca de 90 crianças e adolescentes, sendo que já beneficiou mais de 700, além de influenciar indiretamente na vida de mais de 5 mil pessoas. Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregadas ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde residem.
As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.
O Projeto Ondas conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Guarujá, Instituto ACP, CMDCA Guarujá, Brasil Terminal Portuário, Rip Curl, Banco Pan, Santos Brasil e Wilson Sons, além de outros colaboradores, como Overboard, Layr, Delphin Hotel, Delphin Surf Hotel Club, Eco Local Brasil, Anasol, Dona Eva, V8 Monitoramento, Cogni MGR, Jose Medalha, Praticagem, Visite Guarujá, Solyprint, Fu Wax, 3º Grupamento de Busca e Salvamento do Litoral Paulista, Rede Esporte pela Mudança Social, Refresh Brasil , Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte.