No próximo domingo, 3 de dezembro, o cineasta Dino Menezes, que integra o coletivo do Movimento do Audiovisual da Baixada Santista (MABS), lança seu filme 'Índio não é Fantasia'
Com entrada gratuita, a pré-estreia acontece às 17h, no Espaço Multicultural 22 de Janeiro, na Praça 22 de Janeiro, na Biquinha, em São Vicente.
A festa também será para comemoração da premiação do filme ‘Nhãndê Kuery Mã Hi’ãn Rivê Hê’yn (Não somos apenas sombras)’ no Prêmio Indígena Yanomami, do 2º FICAECO (Festival Internacional de Cinema Agroecológico).
Índio não é Fantasia
O documentário ‘Índio não é Fantasia’ retrata a luta indígena e os enfrentamentos a favor de uma decisão legal que fosse capaz de assegurar o direito dos povos originários em relação ao marco temporal – comunidades indígenas brasileiras correm o risco de perder terras adquiridas antes da Constituição Federal.
“O documentário retrata a luta indígena e o marco temporal, com o depoimento das principais lideranças indígenas do Brasil a partir da história da Aldeia Tekoá Paranapuã, que é localizada na reserva ambiental estadual de São Vicente”, explica o cineasta.
O filme premiado
‘Índio não é Fantasia’é o segundo projeto de Dino em torno das histórias da Tekoá Paranapuã. Em março de 2023, ele lançou ‘Nhãndê Kuery Mã Hi’ãn Rivê Hê’yn’. Desde então, o filme – todo narrado em guarani na voz do cacique Werá Mirim (Ronildo Amandios) – já alcançou mais de 30 festivais nacionais e internacionais.
“Conquistamos, até o momento, três prêmios: o Prêmio Seleção, no 1º Festival de Cinema de Mogi Guaçu (SP), o de Melhor Documentário, no IV Festival Internacional de Cortometrajes Cine Mundo, en General Fernández Oro, na Argentina, e o Prêmio Indígena Yanomami, no 2º FICAECO”, festeja.
Durante a pré-estreia deste domingo, acontecerá também a apresentação do Coral Guarani, a exposição e a venda de artesanato Guarani M’bya. Após a sessão, será realizado um debate com Dino Menezes, a equipe do filme e o cacique Ronildo.
O Espaço Multicultural 22 de Janeiro conta com 73 lugares, por isso, é recomendado que o público retire os convites 30 minutos antes da apresentação.
Prêmio Yanomami
Entre os dias 21 a 23 de novembro de 2023, no Cinema Odeon, também conhecido como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e Odeon Petrobras, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, o filme Nhãndê Kuery Mã Hi’ãn Rivê Hê’yn recebeu o troféu ‘Omama, deus criador Yanomami’, do 2º Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), que aconteceu dentro da programação do XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O troféu foi feito pelo artista plástico Felipe Corcione e também foi enviado, no começo deste ano, a todos os indicados ao Oscar.