No dia 25 de novembro, o Sabor de São Paulo, evento gratuito e aberto ao público, chega a Santos com uma seleção de produtores que integram a Rota Gastronômica Costa da Mata Atlântica & Litoral Norte
Na sexta (24/11) um workshop para profissionais da gastronomia e do turismo acontece no Senac Santos com a presença do chef Edinho Engel.
A sétima Semana Sabor de São Paulo de 2023, um projeto da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com Mundo Mesa e o Senac, acontece entre 19 e 25 de novembro.
A iniciativa busca explorar durante este período o turismo gastronômico da Rota Costa da Mata Atlântica & Litoral Norte, que está entre as 10 Rotas Gastronômicas do Estado. O programa começa apresentando para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo 15 pontos de interesse, entre fábricas, cachaçaria, cervejaria e restaurantes.
Na sexta-feira (24), profissionais da gastronomia e do turismo participam de uma capacitação na sede do Senac Santos, em que são abordados temas como empreendedorismo, cultura alimentar, normas de inspeção, capacitação de mão de obra, entre outros. A tarde termina com uma aula-show do padrinho da rota, o chef Edinho Engel. Para fechar a semana, no sábado (25), o Festival Sabor de São Paulo tem entrada gratuita e recebe o público em geral com muita comida e bebida, além de apresentações musicais.
Na feira gastronômica, realizada no Senac Santos, das 11h às 17h, conhecedores e entusiastas das delícias produzidas na região podem degustar diferentes pratos, quitutes e bebidas de diversos empreendedores locais.
Entre os participantes, marcam presença o Rei do Café, a Cervejaria Jurássica, a Cervejaria Estiva e a Cervejaria Santista, a Biscoitos Borboleta, o Restaurante Paru, o Santos Sabores e o Terminal BBQ Steakhouse.
O programa Sabor de São Paulo
O Sabor de São Paulo é um projeto do Governo do Estado, por meio da Setur-SP, em parceria com o Mundo Mesa e o Senac. Ele teve início em julho deste ano e se estenderá até março de 2024, com intuito de fomentar o turismo gastronômico paulista que integra 10 Rotas Gastronômicas distribuídas por todas as regiões do interior e do litoral do Estado. São viagens de uma semana que contemplam o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores artesanais e estabelecimentos comerciais típicos, num painel que permite ao visitante compreender as cadeias de produção e apreciar a boa mesa que São Paulo oferece.
O programa da Setur-SP conta com o apoio de instituições como o Sebrae, a Faesp, Senar, a Aprecesp, a Amitesp, de prefeituras locais, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social.