A 12ª Semana Municipal da Diversidade Sexual acontece de 1º a 8 de outubro, em Santos, com o tema principal 'Um governo para todes - Políticas sociais e representatividade LGBT na sociedade'
Uma semana voltada a discutir políticas públicas e a visibilidade LGBTQIAPN+, com uma série de eventos esportivos e culturais para dar destaque ao assunto.
A primeira atividade acontece no domingo (1º) e é voltada oos esportes: no Ginásio do Sesc Santos, acontecem os Jogos da Diversidade, com dinâmicas esportivas cooperativas, como o volençol e paraquedas, torneio de queimada, além de aulas e apresentações de dança.
“Essa é uma oportunidade de integração entre o público, que pode chegar na hora e se inscrever para participar das competições e da dança”, explica o produtor dos Jogos, André Dalben. De quarta (4) a sexta-feira (6), o auditório do Sesc Santos também será palco de uma série de debates sobre as questões importantes do cenário LGBTQIA+.
“Queremos respeito, políticas públicas e visibilidade. O evento ajuda na reflexão de toda a sociedade para que a gente viva em uma Santos mais inclusiva, diversa e para todes”, afirma a presidente da APOLGBT de Santos e integrante do Conselho de Políticas LGBT (ConLGBT) de Santos, Daisy Eastwood.
DiversaFeira
Outra novidade desta edição é a 1ª Feira da Diversidade – DiversaFeira, que reúne 13 expositores da Baixada Santista, selecionados por meio de chamamento público nas redes da APOLGBT. Vai rolar na Estação Cidadania e, além dos expositores, contará com rodas de conversas, palestras, ato inter-religioso e uma oficina de costura para customização de camisetas e adereços para a Parada do Orgulho LGBT de Santos.
Parada LGBT
No domingo, encerrando a programação, acontece a 6ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Santos, na Praça Mauá, no Centro. Ao todo 24 artistas se apresentarão, entre drags, músicos, performers e DJs. A apresentação será realizada pelas dragqueens da Baixada Santista, Ariella e Magenta.
Este ano, as artistas Zelda Scott, Tila Rios e Barbra Ruan serão homenageadas com o Prêmio Parada do Orgulho LGBT de Santos pela trajetória e carreira.
O evento conta com a produção de Daisy Eastwood, Eduardo Ferreira, Flávia Bianco, Léo Guedes, Gaspar Lourenço, Danny Stazack e Gabriel Franciscone e apoio do Hospital Ana Costa, Orvalho Filmes, Prefeitura de Santos – por intermédio da Secretaria de Cultura de Santos e da Coordenadoria da Diversidade (Codiver), ligada à Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semulher) – e ConLGBT Santos, emendas parlamentares dos vereadores Fabrício Cardoso, Telma de Souza, Débora Camilo, Sérgio Santana e Chico Nogueira, além de recursos do edital Mais Orgulho, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.