O espetáculo de bonecos 'Pipo e Fifi', da Cia Truks, orienta, de forma lúdica, crianças a se protegerem e se defenderem de abusos sexuais
As apresentações acontecerão em escolas de São Vicente (20/09) e Santos (21/09), conduzindo as crianças por um universo lúdico e mágico, por meio da força dos tradicionais bonecos da Cia Truks.
Mesclando momentos de muito humor com outros de delicada poesia, o espetáculo traz para a cena a mesma sensibilidade com que o tema é abordado no livro Pipo e Fifi, da premiada autora Caroline Arcari.
A peça é uma importante ferramenta de proteção para os pequenos, explicando às crianças, a partir dos três anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando para as crianças caminhos para a proteção contra abusos sexuais.
“Com este espetáculo, fazemos um alerta – é preciso entender os sinais e impedir que a violência sexual contra as crianças se consume ou continue. Oferecemos um bom escudo para que as crianças aprendam como e saibam que podem sim, se defender dos abusos”, salienta o diretor Henrique Sitchin.
Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a Cia Truks colocou o pé na estrada com a peça ‘Pipo e Fifi’.
A peça apresenta o importante e necessário tema do abuso sexual, de forma poética, com humor e fantasia. Dentro do projeto O Encantador Mundo dos Bonecos – Pronac 191385 e com patrocínio da Ecorodovias, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal União e Reconstrução, as apresentações acontecem entre 18 e 21 de setembro em escolas de Guarulhos, Itaquaquecetuba, São Vicente e Santos.
O livro ‘Pipo e Fifif’ já teve mais de 100 mil cópias distribuídas no Brasil. A autora, Caroline Arcari, já viajou para outros países, realizando projetos, formações aos profissionais e atendimento às crianças.
Em São Vicente, o espetáculo será encenado no dia 20/09, às 13h e às 16h, na EMEF Vera Lúcia Machado Massis (Av. João Francisco Bensdorf, 1386 – Cidade Náutica) e em Santos, no dia 21/09, às 9h e às 10h, no Educandário Anália Franco (Avenida Ana Costa, 277 – Gonzaga).