Sair para fotografar ao por do Sol, em um jardim à beira-mar, entre faróis e naufrágios, este é um convite para que apaixonados por fotografia e cinema conheçam Santos por outros ângulos
A Expedição Cine Fotográfica ‘Entre Faróis e Naufrágios’, que acontece no dia 10 de junho, é uma oficina ao ar livre de práticas sobre fotografia urbana, de natureza e dinâmicas sensoriais sobre o afeto urbano, com instruções do fotojornalista e cineasta Eduardo Ricci.
O roteiro rola das 15h30 às 18h30, com valor de investimento de R$ 48 (a inscrição pode ser feita neste link ou por whatsapp 13 98230.4599), vagas limitadas e envio de material didático após a prática. Em caso de chuva, a programação será adiada para uma nova data próxima.
A expedição é uma realização da Ricci Filmes – Produtora de Experiências do Cinema e tem apoio cultural do Cineclube Lanterna Mágica, LabCine – Unisanta e Vídeo Paradiso.
Como será a Expedição?
Trata-se de uma expedição de descobertas culturais e sensoriais, com três horas de duração, em que os participantes fotografarão a cidade a beira-mar, com um olhar muito além daquilo que vêem e tocam. Todos irão imergir, a partir da experiência urbana e oceânica, mas também em cenas de filmes de cineastas que usam a cidade e o mar como personagem em seus filmes.
O roteiro partirá do Canal 6 junto ao icônico farol e do naufrágio do navio Recreio, com algumas paradas cine fotográficas imersivas para apreender o jogo de luzes e sombras e as belas composições possíveis entre o jardim, a praia, o mar e seu horizonte. A expedição também passará pelo naufrágio do navio fantasma Kestrel, com uma cine imersão e experiência com realidade aumentada e foto em 360°.
Durante o percurso, prédios históricos como o Escolástica Rosa e a Pinacoteca, serão destacados nos registros fotográficos sobre a cidade como paisagem à beira-mar. A expedição terminará junto ao farol do Canal 4, próximo à Gibiteca.
“Esta é uma ação cultural formativa voltada para todas e todos que queiram trocar afetos com o espaço urbano a partir da fotografia e de suas memórias cine afetivas. Esta ação cultural também faz parte dos estudos e pesquisas para a criação do Mapa Cine Afetivo de Santos”, explica o idealizador Eduardo Ricci.
Roteiro da Expedição Cine Fotográfica ‘Entre Faróis e Naufrágios’
Ponto de partida (C6): Naufrágio Recreio
Práticas em Fotografia Urbana e de Natureza
> Foto composição no pôr do Sol
> Recortes do real e imaginário no maior jardim de orla do mundo
> Os canais fotogênicos da cidade
> Prédios Históricos na paisagem
> Cotidiano sabático na Fonte do Sapo
> Pontos Cine Foto Imersivos no jardim e a beira mar
> Parada Cine Imersiva (C5): Naufrágio Kestrel
> Realidade aumentada e foto 360°
> Faróis no horizonte
> Mitos e mistérios a beira Mar
> Santos, cidade porto e atlântica
Ponto de chegada: Farol (C4)
Práticas sobre os temas abordados
- Da ideia à criação imersiva da fotografia urbana e de natureza
- Fotografar com o Celular e seus App’s
- Compor imagens com a luz e as formas
- A Imagem, Cidade e o Mar, com seus Sabores, Saberes e Aromas
- Fotografar o instante cinematográfico no cotidiano a beira mar
- Equipamentos e acessórios
- Trocas de impressões no final da Expedição Cine Fotográfica
Quem pode participar?
Apaixonados por fotografia amadora ou profissional, cinema, mar e pela vida! Esta é uma ação cultural formativa voltada para todas e todos que queiram trocar afetos com o espaço urbano a partir da fotografia e de suas memórias cine afetivas. Faixa etária: acima de 14 anos
Quem realiza a Expedição?
Eduardo Ricci trabalha com fotografia e cinema desde 1995, é fotojornalista e cineasta, já realizou cinco curtas metragens, três filmes em Live Cinema, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica (Santos/SP) desde 1999, é diretor do Festival CINEME-SE da Experiência Audiovisual, criado em 2004. Também em 2004, deu início às ações da Ricci Filmes, sua produtora de experiência do cinema.
Realiza desde 2008 o ensaio cine fotográfico ‘Verticidades’, um recorte sensorial de esquinas em várias cidades nacionais e internacionais.