Se você estava atrás de uma boa desculpa para tomar cerveja, aproveite que março é mês para se comemorar o St. Patrick’s Day, o feriado mais irlandês do mundo
Comemorado no dia 17 de março, o Dia de São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, deixou há muito de ser somente um feriado religioso e hoje é um dos eventos culturais mais famosos do planeta, com programações especiais em todo o mundo.
Bares e pubs não deixam a data passar em branco, e homenageiam São Patrício com muita música, decoração verde, chapéus engraçados e muitos trevos de três folhas.
No St. Patrick’s Day, até a cerveja é verde!
Apesar de não ser feriado por aqui, alguns bares da cidades promovem diversos eventos de St. Patrick’s Day na semana do dia 17 de março.
O que vai rolar na Estiva Cervejaria
A Estiva Cervejaria terá uma comemoração especial no sábado, dia 18/03, a partir das 19h com muita cerveja verde pela metade do preço e shows de música ao vivo pra animar a noite com Kubo Mágico Duo tocando o melhor dos anos 80 e Kika Willcox & Banda com o melhor do pop rock clássico, no espaço com decoração temática e fantasias.
Vista sua roupa verde e aproveite que a entrada é gratuita.
A Estiva Cervejaria fica dentro do Praia Palace Food Market na Av. Ana Costa, 410 no Gonzaga, em Santos.
O que mais você precisa saber sobre St. Patrick’s Day
Além da cor verde, muito característica dessa celebração, existem alguns símbolos que se repetem ao longo da festa, veja quais são os principais:
Trevo de três folhas
A planta já era considerada pelos povos nativos irlandeses (celtas) como um símbolo de boa sorte. Por isso, conta a lenda que, para conseguir explicar a Santíssima Trindade aos pagãos, São Patrício usou o trevo como uma metáfora. Deus seria como o trevo de três folhas: uma unidade que se divide em Pai, Filho e Espírito Santo.
Cruz celta
Para conseguir converter os povos celtas em católicos, São Patrício precisou adotar a estratégia de adaptar alguns símbolos. Foi assim que a transição da religião aconteceu de maneira amistosa. Com esse objetivo, ele teria unido a cruz católica à cruz solar (de origem irlandesa) para criar a cruz celta, usada até hoje na festa de St. Patrick’s Day.
Leprechauns
Na cultura celta, de onde surgiu o povo irlandês, os leprechauns são uma espécie de duendes bem humorados que consertavam os sapatos das fadas. A festa de Saint Patrick’s Day resgata essa figura do folclore irlandês como forma de relembrar a origem do povo.