Agora é possível encontrar produtos artesanais produzidos por santistas na Casa do Artesão, que fica dentro da Casa do Trem Bélico, no Centro Histórico de Santos
E, logo na entrada, na sala que guarda parte da história do Brasil, há a Loja Colaborativa Feito em Santos – uma vitrine para profissionais exporem e venderem seus trabalhos manuais.
Os produtos à venda neste primeiro momento são de alunos da primeira turma do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos. Eles ficarão no local por 60 dias e depois cederão o espaço a outros profissionais do segmento. Nesse tempo, apresentarão produtos feitos com técnicas diversas como macramê, sublimação, crochê e pontilhismo.
Além de prestigiar os artesãos locais e levar para casa produtos criativos, o visitante pode conhecer um pouco da história da Casa do Trem Bélico, única edificação colonial-militar do gênero no País com as características setecentistas portuguesas originais e o mais antigo prédio público da Cidade.
Economia Criativa
“Temos uma loja colaborativa, não somente para o artesanato, mas para a arte e tudo o que envolve esse setor, e também o espaço, que é Casa do Artesão, para qualificação profissional, voltado para a melhoria do produto, plano de negócio e marketing digital do artista, diz diretor do Escritório de Inovação Econômica da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), André Falchi.
“A Casa do Trem Bélico, por ser um equipamento histórico, também vai servir para grandes exposições. Vamos fazer encontros de grandes artistas, de técnicas diferentes. A Casa do Artesão e a Loja Colaborativa do Feito em Santos são, sem dúvida nenhuma, um grande salto na política pública na área de economia criativa”, completa André.
A Casa do Artesão fica na Rua Tiro Onze, 11 e funciona de quinta a sábado, das 11 às 16 horas. A entrada é gratuita.