O Universo Palace, no José Menino, foi projeto para ser um complexo turístico, mas se tornou um prédio residencial com lojas
Atualizada em 09.01.23
No próximo dia 26 de janeiro, aniversário de Santos, um dos gigantes santistas completa 50 anos. Foi neste dia, em 1973, que as manchetes dos jornais locais anunciavam que a cidade inaugurava o maior complexo turístico da América do Sul: o Universo Palace.
Construído em uma área de 10 mil metros quadrados e idealizado pelo empresário José Duval de Moraes Junior, o empreendimento demorou seis anos para ficar pronto, substituiu o antigo e icônico Palace Hotel e gerou muita expectativa em Santos. De frente para a praia, o moderno complexo foi erguido com 100 metros de fachada na orla, um misto de clube, hotel, centro de compras e lazer.
A estrutura contava com oito salões para exposições, promoções e convenções, boate para 400 pessoas, salão de festas para 2 mil pessoas, grill de verão com duas piscinas, pista de dança, palco, bares e restaurantes, cinema, teatro, garagens, ginásios esportivos masculino e feminino, salões de esporte e recreação infantil, área de fisioterapia com duchas, massagem eletrônica, banhos infravermelho e ultravioleta, berçário, barbearia e cabeleireiros.
A expectativa, na época, era que o Universo Palace trouxesse de volta as épocas áureas do turismo em Santos, que entrava em decadência desde o Parque Balneário, considerado o mais luxuoso hotel do Brasil, entre 1920 e 1950, e o Recreio Miramar, nos anos 1930.
O Hotel
O hotel Universo Palace tinha 100 suítes de luxo, 12 suítes presidenciais e 372 unidades. Todos os apartamentos tinha um telefone, o que era raridade na época. A inauguração recebeu celebridades e jornalistas de todo o país.
Festival de Cinema Brasileiro
Em novembro de 1973 o Universo Palace sediou o primeiro Festival de Cinema Brasileiro, que reuniu atores, diretores e personalidades, como o Rei Pelé, Hebe Camargo, Jece Valadão, Dionísio Azevedo, Vera Gimenez, Francisco Cuoco, Antônio Fagundes e Joana Fomm. O complexo também recebeu etapas do Concurso Miss Brasil, além de outros grandes eventos.
Pink Panther
A boate Pink Panther foi inaugurada no Universo Palace em 27 de agosto de 1973 pelos empresários Aurélio Gomes de Almeida e Manoel Camarata. Durante anos foi destaque em todo o país, com os melhores espetáculos musicais e artísticos.
No entanto, a partir dos anos 1980, o Pink Panther se tornou uma boate erótica voltada para a alta classe, o oposto das boates no centro da cidade.
A decadência do Universo Palace
Durou pouco tempo a glória do Universo Palace como espaço cultural, hoteleiro e de lazer santista. Problemas financeiros, conflitos com os proprietários das unidades hoteleiras e queda nas hospedagens levaram o hotel a fechar as portas no começo dos anos 1990, bem como a boate Pink Panther em 1995.
As unidades hoteleiras se converteram em apartamentos residenciais, tornando o prédio um dos maiores condomínios da região. Outros empreendimentos de lazer se instalaram no prédio nos anos seguintes, mas longe de terem o glamour de antes, além de lojas que ainda hoje funcionam no local.
Com informações e fotos do Blog Memória Santista, do jornalista e pesquisador Sergio Willians (http://memoriasantista.com.br/)