O espetáculo deve reunir um milhão de pessoas na orla de Santos, prestando homenagem ao mestre Tim Maia, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), ao lado da ‘Banda do Síndico’
Atualizada em 26.12.2022
Após a queima de fogos, um espetáculo multicolorido de 14 minutos, haverá exibição de artistas da região. As atrações do réveillon 2023 foram anunciadas pelo prefeito Rogério Santos.
“Havia grande expectativa para a volta deste tradicional evento, após o período mais crítico da pandemia. Teremos um dos maiores espetáculos de réveillon do País ao longo de cinco quilômetros na orla”, afirmou.
Quanto às atrações, o chefe do Executivo destacou que “Santos tem sido uma referência, graças à Orquestra Municipal, que tem feito a junção de estilos, seja com o rock, com o samba, e agora com o Tim Maia, cujo estilo era único”.
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos
A partir das 22h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) ocupa o palco montado na Praia do Gonzaga, para uma apresentação histórica. Os músicos comandados pelo maestro Luís Gustavo Petri estarão acompanhados da ‘Banda do Síndico’, com profissionais que formavam a Banda Vitória Régia, que acompanhava Tim Maia. “O show vai parar 15 minutos antes do Réveillon para entrarmos em 2023 com muita energia”, conta Petri.
Após a queima de fogos, o público vai prestigiar o show de uma super banda formada por músicos da Cidade. A festa tem apoio do Santos Convention & Visitors Bureau, que atendeu chamamento público para o evento.
Homenagem a Tim Maia
O show ‘Tim Maia 80 anos’ reunirá grandes sucessos de uma das figuras mais irreverentes e geniais da música brasileira, com arranjos originais e naipes afinadíssimos que marcaram a carreira de Tim, trazendo desde suas canções mais românticas, como ‘Primavera’ e ‘Você’, até seu repertório mais dançante, recheado pela sonoridade dos hits ‘Que Beleza’, ‘Do Leme ao Pontal’, ‘Descobridor dos Sete Mares’, ‘Não Quero Dinheiro’, entre outros sucessos antológicos.
Ruído reduzido
No show pirotécnico deste ano, a tecnologia dos fogos de artifício de baixo estampido (ruído reduzido) será a mesma utilizada em Dubai, Disney, Pequim e nas viradas do Rio de Janeiro e Florianópolis, destacou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
Os artefatos estarão distribuídos em 10 embarcações ao longo da orla, ancoradas a 400 metros da areia, garantindo a tranquilidade e a segurança da população que irá assistir ao maior espetáculo do Estado.
Artefatos de desenhos irão surpreender os espectadores, com os tradicionais formatos de coração, estrelas, círculos, carinhas felizes, além dos efeitos múltiplos que formam desenhos conjugados de anéis e estrelas cadentes.
Saúde, segurança e limpeza
Para garantir o bem-estar de todos, 14 ambulâncias serão deslocadas para pontos estratégicos da cidade, sendo seis viaturas na Orla.
No quesito segurança, o número de pessoas envolvidas supera 600 agentes, entre policiais militares, guardas civis municipais e funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Horas depois do espetáculo de luzes no céu, entram em campo as equipes de limpeza. O serviço reúne um time de 220 trabalhadores entre funcionários da Terracom, empresa responsável pela coleta de lixo urbano em Santos, e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Seserp).
A previsão é de recolher 100 toneladas de lixo na virada do ano, a partir das 3h do dia 1°. Para isso, estarão a postos 35 viaturas e máquinas para que o primeiro banho de sol de 2023 e a primeira caminhada na orla estejam com a qualidade que os santistas e turistas merecem.