O drink Vertigem, criado por Aleffe Lima, foi o vencedor da 2ª edição do concurso 'Seu Drink no Arapuka' e ficará na carta do gastrobar por um ano
A final da competição amadora aconteceu na noite da última quinta-feira, no Arapuka Gastrobar, e premiou os três primeiros colocados, sendo que o grande vencedor terá o drink disponível na carta por um ano.
Amante de cinema, Aleffe, de 29 anos, se inspirou em um filme do diretor Alfred Hitchcock, Vertigo (Um corpo que cai), para criar seu coquetel. O drink ganhador é preparado com gin, pêssego, ameixa, morango, xarope de absinto, xarope de romã e citrus.
”O filme é sobre um personagem que tem medo de altura e que acaba se apaixonando por uma pessoa que não deveria. E para transmitir isso na coquetelaria, eu busquei o absinto, que é um ingrediente místico, muito usado na mitologia, e o gin, que é uma bebida muito apreciada. Para trazer a parte frutada da história, eu coloquei o xarope de romã, que combina muito bem com com o absinto e com frutas como morango, ameixa e pêssego”, conta Aleffe.
Em segundo lugar na competição, ficou o drink Harlley, de Pedro Scarillo, de 27 anos, preparado com rum, licor de cassis, xarope de açúcar e limão). E na terceira colocação, o Cinnamon Sour, preparado por Tiago Bortolini, de 37 anos, com Fireball, suco de limão Taiti, xarope de canela, canela e anis.
O primeiro colocado ganhou R$1.200,00 em consumação no Arapuka, sendo R$200,00 por mês, durante 6 meses, e inclusão do seu drink no cardápio da casa durante um ano, a partir do mês de outubro deste ano. O segundo lugar foi premiado com um voucher de R$400 da Chilli Beans e o terceiro colocado, com uma garrafa de Gin Bombay.
“A competição é uma ótima oportunidade para os amantes da coquetelaria demonstrarem seus talentos e criarem novos drinks. Os candidatos, todos maiores de 18 anos, tiveram que inscrever uma receita com até cinco ingredientes. Após finalizado o prazo de inscrição, um comitê técnico selecionou 15 participantes. Os selecionados foram divididos em três grupos de competidores, que participaram das eliminatórias durante os meses de agosto e setembro. Os dois melhores de cada grupo passaram para a grande final”, destaca o proprietário do Arapuka e idealizador do concurso, Reinaldo Fernandes.
Durante a final, assim como ocorreu nas eliminatórias, os drinks foram avaliados por um corpo de jurados composto por Alícia dos Santos Baptista (bartender do Arapuka) Paulo Magalhães (cliente número 1 do bar), Diego Brígido (editor da Revista Nove) e Mariana Rio (jornalista e digital influencer). As criações tiveram a pontuação de 0 a 10, nos seguintes critérios: apresentação, desempenho, conceito e equilíbrio entre sabores.