A 11ª edição da campanha Ação do Coração acontece neste domingo, 7 de agosto, das 10h às 16h, na Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos.
Como tradicionalmente acontecia até 2019, o público poderá doar (e receber) corações de tecido, o símbolo da campanha, além de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos. O domingo promete ser de muita solidariedade, mas também muita festa na praça.
Nas oito edições realizadas até 2019, todas presenciais, a Ação do Coração reuniu 230 mil pessoas e distribuiu mais de 1 milhão de corações confeccionados por voluntários, além de mais de 200 toneladas de alimentos, 49,7 mil brinquedos e 258 mil peças de roupas.
A iniciativa idealizada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini, teve origem em uma ação semelhante, que ambos presenciaram em uma viagem à Europa.
Já em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, a campanha foi realizada online, com o lançamento de um aplicativo para o recebimento das doações e transmissões em estúdio que contaram com a participação de convidados como Maurício de Souza, Nando Reis e Elba Ramalho, entre outros.
O aplicativo oficial da Ação do Coração, desenvolvido pelo programador Igor Ponce, também arrecadará doações online. O app está disponível para download gratuito nos sistemas Android, IOS e no site www.acaodocoracao.org.br.
Ato simbólico marcou o retorno da campanha no último dia 2
Na última terça-feira, 2 de agosto, ao meio-dia, a campanha Ação do Coração realizou um ato ecumênico com a participação de mais de 20 líderes de diversas comunidades religiosas na Praça Mauá, no Centro Histórico de Santos.
O ato simbólico, intitulado “OrAção do Coração”, marcou a volta da iniciativa ao seu tradicional local de realização, após dois anos de edições transmitidas online em virtude da pandemia da Covid-19.
Durante o encontro, o bispo diocesano de Santos, Dom Tarcísio Sacaramussa fez a leitura de uma benção apostólica enviada pelo Papa Francisco por ocasião dos 10 anos da campanha, completados em 2021.
Um dia antes, no dia 1º, houve o hasteamento da bandeira da Ação do Coração no Monte Serrat.