O Edifício Flórida, que fica na avenida Bernadino de Campo, na Pompéia, em Santos, assim como o Edifício Gaudio, em São Vicente, foi projetado com um abrigo antiaéreo
Publicado em julho de 1943 na Revista Acrópole, o projeto do Edifício Flórida dispunha de um abrigo antiaéreo com capacidade para 300 pessoas, como muitos outros edifícios projetados durante a Segunda Guerra Mundial. Este espaço hoje é ocupado por garagens cobertas.
Localizado na esquina do Canal 2 com a Avenida Presidente Wilson (avenida da praia), o Edifício Flórida possui 12 pavimentos, sendo cada um com quatro apartamentos, organizados em quatro tipologias que variam entre 3 e 2 dormitórios. Já o térreo é ocupado por espaços comerciais, área de lazer coletiva para uso dos condomínios, aposentos do zelador e uma garagem coberta.
O projeto e construção ficaram a cargo do Escritório Técnico Augusto Pedalini, que atuou ativamente em Santos e São Vicente, mantendo a matriz do seu escritório na capital. Augusto Pedalini foi responsável também pela construção do Edifício Biarritz, localizado no bairro José Menino e projetado em 1942; e o Edifício América, localizado no Bairro Aparecida, projetado em 1946.
Já bastante descaracterizado, o pavimento térreo perdeu a circulação livre embaixo da marquise, entre as colunas, que foi interrompida pela instalação de cercas e divisórias, além do seu revestimento original, que era constituído por pequenas pastilhas cerâmicas, hoje substituídas por azulejos 10×10.
* Mario Rodrigues | Prédios e Casas de Santos
@prediosecasasdesantos uma idealização @refugios_urbanos_santos
* Imagens4 e 5 – Revista Acrópole, n. 75, p. 98-99 , jul. 1943