Santos pode voltar a ter trem turístico, partindo de SP

Testes operacionais já foram feitos nas últimas semanas

A CPTM avalia reativar trechos da histórica ferrovia Santos-Jundiaí para o transporte regular de passageiros.

No último dia 26 aconteceu o segundo teste sobre trilhos, para o trem turístico, que ligaria a Estação da Luz, em São Paulo, a Santos. O ensaio contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o deputado estadual Kenny Mendes (PROG) e prefeitos da Baixada Santista.

A proposta inicial do Governo do Estado é a criação de uma linha turística ligando a Estação da Luz ao Porto de Santos apenas nos finais de semana. Mas se der certo, o projeto pode ser ampliado e, inclusive resgatar o transporte regular de passageiros por ferrovia e até chegar à Estação do Valongo, quando o VLT já abranger aquela região.

A ideia do governo é que o trem comece a funcionar nos próximos meses, ainda sem data definida. Durante o trajeto, está programada uma parada em Paranapiacaba, vila histórica de Santo André, onde será acoplada uma cremalheira na locomotiva para descer a serra. Três outros roteiros turísticos de trem já operam partindo de São Paulo: Luz-Jundiaí, Luz-Mogi das Cruzes e Luz-Paranapiacaba.

Foto: Alexsander Ferraz/AT

O que você pode conhecer em Santos quando o trem chegar

Santos é uma cidade de muitos encantos, com atrativos turísticos espalhados por toda a cidade, do centro à orla; do Emissário Submarino à Ponta da Praia.

Então, ao desembarcar do trem turístico em Santos, você pode ir direto para o Centro Histórico (quando o projeto se estender ao Valongo, melhor ainda, você vai descer na cara do gol).

Aliás, por falar em gol, a primeira sugestão é visitar o Museu Pelé, ali mesmo, em frente à Estação do Valongo e continuar o passeio pelas charmosas ruas do Centro.

Tem vários restaurantes e barzinhos bacanas por ali para um almoço diferentão, seguido de um café de primeira, na lindíssima Bolsa do Café.

O passeio de Bonde Turístico pelo Centro Histórico também é imperdível e remete os visitantes a uma volta ao passado, lá pelas décadas de 20, 30 40…

No centro, você ainda vai encontrar o Museu de Arte Sacra de Santos, uma das mais importantes instituições museológicas de arte sacra do Brasil; o Santuário do Valongo (também ao lado da Estação do Valongo) e a imponente Casa da Frontaria Azulejada (torça para ela estar aberta).

Ou seja, quando trem turístico chegar a Santos, opções não vão faltar para você passar um dia inesquecível no Centro, mas também há muita coisa bacana pela orla e por todos os cantos da cidade.

Santos tem o maior jardim de orla do mundo

O jardim da orla de Santos está no Guinness Book of Records como o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. Esse é mais um lugar pra você conhecer quando desembarcar do trem turístico São Paulo – Santos.

Este cinturão colorido abriga mais de 80 tipos de flores, divididas em cerca de 1300 canteiros, floreiras e vasos, além de outras quase 1800 árvores de vários portes, como as palmeiras, as cicas e os chapéus-de-sol.

Esta rica flora atrai, é claro, aves de várias espécies, algumas endêmicas, que constroem ninhos e vivem por lá e outras que usam o jardim como ponto de descanso nos voos para fora do continente ou para se alimentarem.

O Jardim da Orla de Santos também guarda em todo o seu percurso mais de 40 monumentos, entre estátuas, bustos, placas comemorativas e conjuntos escultóricos que contam partes significativas da história da cidade, do Brasil e do mundo.

Desde o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no Emissário Submarino, até a Ponta da Praia, é possível conhecer personagens que ajudaram a construir Santos e toda a região nesta verdadeira galeria de arte a céu aberto. Aqui vamos apresentar alguns e convidamos você a conhecer o restante pessoalmente.

Neste link, a gente tem uma matéria completa sobre o jardim.

Santos tem o segundo parque mais visitado do estado

O Aquário Municipal de Santos é o segundo parque mais visitado do estado de São Paulo, atrás apenas do Jardim Zoológico da Capital.

Inaugurado na década de 40, é o mais antigo do Brasil, e passou por diversas reformas até chegar ao espaço que é hoje.

Os visitantes podem circular por uma área que ultrapassa os dois mil metros quadrados e reúne 32 tanques de águas doce e salgada, que servem de lar para cerca de 200 espécies de animais, que vão desde polvos e cavalos marinhos, até tubarões e pinguins.

O Aquário recebe uma média anual de 500 mil visitas. Nos meses de férias, o movimento é muito maior.

O tanque dos tubarões é enorme e dá uma tremenda sensação de proximidade pelo formato circular, com 17 metros de diâmetro, 5 metros de altura, e 385 mil litros de água, onde se espalham inúmeros peixes, entre eles, seis tubarões de diferentes espécies.

O grande mascote do Aquário de Santos é, sem dúvida, o leão-marinho Abaré-Inti.

Saiba mais na nessa matéria completa sobre o Aquário de Santos.

Os editores

Diego Brígido e Fabiana Oliveira

Mais buscadas

#tbt ação social aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arte arte no dique baixada santista bares bazar beneficente bertioga cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chopp ciência cinema circo coletivo comer e beber compras confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping lucky tattoo mar moda mongaguá mudanças mulheres museu museus música natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa persona peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop