O que muda com as reformas na Ponta da Praia, em Santos

Na última sexta-feira (18) conhecemos o projeto de reformas para o bairro.

Com isso, muitas novidades chegarão à Ponta da Praia, em Santos. A ideia principal com as reformas é transformar o lugar em referência para o turismo na cidade, incluindo no projeto a construção do Centro de Atividades Turísticas (CAT), além do novo Mercado do Peixe.

A previsão é de que as obras tenham início ainda neste semestre, e devem ser concluídas em junho de 2020. As obras na orla acontecerão desde o Canal 6 até o Ferry Boat, e serão realizadas em parceria com o Grupo Mendes, que custeará os novos empreendimentos.

Ainda na onda das mudanças, o Mendes Convention Center encerrará suas atividades para dar lugar a um power center com locação de lojas. Porém, a mudança será feita após a entrega do novo centro de convenções da Ponta da Praia.

A nova Ponta da Praia

As principais novidades são a ampliação e modernização do Deck do Pescador, que também receberá tecnologia para proteger a estrutura das ressacas; a região ganhará também um moderno mirante com escadaria; rampas náuticas, que facilitarão o acesso a embarcações; mudanças na Ponte Edgar Perdigão, com novos acessos para receber usuários da travessia do canal do porto; a nova praça e o Centro de Atividades Turísticas serão construídos; e o Mercado do Peixe será realocado para um novo prédio, paralelo ao Centro de Atividades Turísticas. A nova estrutura contará com exaustores para controlar o cheiro e climatização.

Outra mudança muito esperada é referente à fila da balsa. Com o novo plano de ocupação, o plano viário também receberá novidades para melhor acomodar o fluxo de carros. Para completar, haverá também a criação de bolsão para acomodar ônibus e estabelecimento de estação da futura linha do VLT na Praça Almirante Gago Coutinho. A ciclovia da Av. Almirante Saldanha da Gama será transferida para mais perto da linha do mar, favorecendo a integração com a área de contemplação, lazer, convivência, esporte e caminhada, que fica entre o Deck do Pescador e a Ponte Edgar Perdigão.

Se você, assim como nós, não vê a hora de conferir tudo isso pronto, pode conferir o vídeo produzido pela Prefeitura de Santos que ilustra todo o projeto.

Nova Ponta da Praia