Festa do Divino agita o Caruara no domingo, 9

O evento resgata as tradições populares da cultura caiçara

O bairro do Caruara, em Santos, recebe, no domingo, dia 9, a II Festa do Divino Espírito Santo

A festa é uma tradição da cultura católica popular, ou seja uma celebração religiosa, mas também traz uma programação com caráter cultural e folclórico, que o bairro resgata em parceria com a paróquia da Capela Santa Catarina de Alexandria.

A Festa do Divino é um festejo tradicional popular da cultura caiçara e, no Caruara, promove uma grande confraternização entre os moradores. Ao longo da semana, a bandeira do Divino transita pela residência de alguns moradores reforçando a comunhão da tradição e da fé na comunidade, o que fortalece o contato entre as famílias.

Na Praça principal, a festa conta com a uma feira gastronômica e de artesanato produzido pela comunidade local, a típica quermesse. Também tem muita música, com o grupo Pimenta de corda e a presença dos fandangueiros de Peruíbe, com Fandango Caiçara.

Foto: Anak Albuquerque

Sobre a Festa do Divino

A celebração do Divino é secular e se iniciou como uma festa da colheita. Ao ser acolhida pela corte portuguesa, a festa do Divino chegou no Brasil por volta do século XVII, época da colonização. A ritualística do cortejo conta sobre a profecia que dizia que haveria um escolhido que assumiria como Imperador do Divino. Abençoado com o poder do Espírito Santo, o Imperador se tornava puro como uma criança, distribuindo alimentos e soltando presos, trazendo a fartura e o perdão ao mundo.

Sobre o bairro do Caruara

O Caruara fica na área continental de Santos e é um povoado que foi loteado em 1953, numa antiga fazenda bananeira do início do século XX. Um bairro popular, encravado na Mata Atlântica, entre o Parque Estadual da Serra do Mar e os manguezais do Canal de Bertioga.

Caruara é reconhecido como um centro de atividades de turismo (principalmente o turismo comunitário) e lazer, com trilhas, cachoeiras, locais de pesca e passeios de barco no encantador Canal de Bertioga. O portinho de Caruara fica na beira do canal, sendo principal ponto de encontro entre os moradores que ali se encontram para bater papo, relaxar e sentir a brisa do mar.

Programação da festa

14h: Missa
15h: Cortejo Bandeira
15h30: Espetáculo de Palhaços – Infantil
16h30: Espetáculo de Teatro
18h30: Ice Dee  – RAP
19h35: Pimenta na Corda
20h30: Fandango Caiçara
22h: Encerramento

Veja como chegar no Caruara aqui

Diego Brígido

Editor da Revista Nove