Primavera além das flores: o que consumir na estação

As cores e, principalmente, sabores da Primavera

Estamos na estação mais colorida do ano, época em que as flores desabrocham e perfumam nossa rotina. As ruas ficam mais alegres e os jardins ainda mais bonitos. Porque – afinal – ‘é Primavera, [...], meu amor’.

Mas a estação das flores também é a estação das frutas, legumes e verduras, período em que muitos deles estão no auge do seu frescor e nutrição. Sabe aquela expressão ‘frutas da estação’? Pois é, ela não é um discurso vazio. Existem mesmo frutas, assim como legumes e verduras, típicos de cada estação. E aqui nós falaremos sobre os alimentos típicos da Primavera, é claro.

Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de frutas, verduras e legumes durante todo o ano. Isso, graças a técnicas modernas de produção agrícola, com sementes modificadas, adubos e agrotóxicos. Muitos agrotóxicos.

Se por um lado parece bom pela disponibilidade durante o ano inteiro, por outro, temos consumido, cada vez mais, produtos contaminados. Por isso, o ideal é comprar alimentos da época, que não precisam de intervenção tecnológica mais intensa.

Além de serem mais nutritivos e frescos, os alimentos da estação são mais baratos e, de acordo com a nutricionista Amanda Lopes Motta, estão com menor concentração de agrotóxicos e, portanto, são menos prejudiciais à saúde.

“Os agrotóxicos têm sido responsáveis, a longo prazo, juntamente com aditivos químicos, como corantes e conservantes, pelo desenvolvimento de cânceres e doenças autoimunes, por isso, consumir produtos frescos é muito melhor”, explica.

Da estação

Frutas da estação

As frutas típicas da Primavera são abacaxi, banana nanica, banana prata, caju, coco verde, framboesa, jabuticaba, laranja pera, maçã, mamão, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina e pêssego.

Legumes da estação

Já os legumes típicos da Primavera são abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, cenoura, nabo, pepino, pimentão amarelo, tomate, rabanete, beterraba e vagem.

Verduras da estação

As verduras da Primavera são alho poró, almeirão, aspargos, brócolis, couve, espinafre, orégano, erva doce, endívia, mostarda e rúcula.

Sucos são uma boa – e saudável – opção

Uma das maneiras de incluir as frutas na alimentação é por meio dos sucos. Mas, para que possamos usufruir de todos os seus benefícios, eles devem ser naturais, sem adição de açúcares ou aditivos químicos.

Os sucos prensados a frio, por exemplo, além de não levarem açúcar, pois o processo de produção aproveita a frutose, que é o açúcar natural da fruta, não levam água, já que as próprias frutas têm o seu percentual de água.

Amanda reforça que “além dos benefícios já mencionados, os sucos prensados a frio com frutas da estação, são ricos em fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento do intestino e têm uma função detox, que auxilia na desintoxicação do organismo”.

E já que nem só de flores vibra a Primavera, explore os aromas dos alimentos da estação e ‘saúde!”.

Vita & Succhi

Vita & Succhi

A Vita & Succhi usa as frutas da estação no preparo de seus sucos, que são prensados a frio, com nove sabores divididos em três linhas: Magna (quatro combinações para um dia a dia saudável); Attesa (três combinações funcionais para quem quer cuidar da saúde e Detox (duas combinações para desintoxicar o organismo).

@vitapravoce
(13) 98124.2999
[email protected]