Praias no Guarujá: 15 sugestões para o verão

Foto: Divulgação

Para o verão ser completo, tem que ter um roteiro por diversas praias.

E talvez você não saiba, mas não é preciso ir para muito longe para isso. Guarujá abriga 27 praias diferentes, desde as pequenas e quase desertas àquelas que possuem completa infraestrutura. Encontramos uma opção para cada ânimo, gosto e ocasião, e hoje falaremos de 15 praias no Guarujá, principalmente as mais famosas.

Você com certeza vai querer aproveitar o resto da estação mais quente para reunir os amigos e conhecer cada um desses paraísos. Confira abaixo a lista completa e compartilhe, ainda dá tempo de se programar para conhecer as belas paisagens emolduradas pelo oceano na cidade.

Guaiúba

Emoldurada pela mata atlântica, com chapéus-de-sol e outras árvores, que oferecem generosas sombras aos banhistas, Guaiúba é uma praia ideal para famílias. Apesar da aparência de primitiva, oferece infraestrutura completa, com policiamento, salva-vidas, banheiros públicos, quiosques e um calçadão. O mar calmo de águas claras é um convite para o mergulho e também para a pesca. Indicada para: banho de sol e mergulho livre.

Acesso: Av. Humberto Pietro Peres (Após a entrada para o Forte dos Andradas).

Tombo

A única do estado de São Paulo que ostenta a Bandeira Azul, a praia do Tombo oferece, desde 2010, excelente infraestrutura aos frequentadores, além de segurança, acessibilidade e qualidade ambiental. Em sua extensão encontram-se cestos de coleta seletiva, salva-vidas, vagas para idosos, rampas para cadeirantes, bebedouros com água potável e placas indicativas.

As condições geológicas da praia, com relevo de grande inclinação, a caracterizam como uma praia de tombo, o que a torna ideal para o surfe e justifica a grande quantidade de campeonatos nacionais e internacionais que a praia sedia. Indicada para: surfe.

Acesso: Av. Prestes Maia (imediações do Mirante do Morro da Caixa D’Água).

 

Foto: Divulgação

Astúrias

A praia recebeu este nome quando, em 1916, o navio espanhol Príncipe das Astúrias naufragou em Ilhabela e dois dos tripulantes resgatados vieram para o Guarujá e montaram um restaurante na praia com o mesmo nome do navio. Praia de águas calmas, boa para banho e para a pesca amadora. Também conhecida como Praia de Guarujá é opção para um passeio noturno pelo calçadão. Com sorte, é possível avistar tartarugas no costão, na Ponta das Galhetas. Indicada para: banho de sol e pesca.

Acesso: Av. Gal. Monteiro de Barros (imediações da Feira de Artesanato das Astúrias).

Pitangueiras

A praia mais agitada e procurada por visitantes de Guarujá também é uma das mais charmosas. Em toda a sua extensão encontram-se meios de hospedagem, restaurantes e centros comerciais, além do tradicional shopping La Plage.  Suas águas límpidas, ideais para o banho de mar e para o surfe abrigam a belíssima Ilha da Pompeba, que pode ser observada das areias ou do calçadão que contorna toda a praia. Seu calçadão é uma ótima opção de passeio e para observar o mar à noite. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: Av. Marechal Deodoro da Fonseca (imediações do shopping La Plage).

Foto: Divulgação

Enseada

A maior praia de Guarujá ostenta em toda a sua agitada extensão excelente infraestrutura, com quiosques, hotéis e pousadas, casas noturnas e restaurantes. Luxuosas mansões à beira-mar completam o cenário desta praia de águas límpidas e areias finas e brancas, ideal para as famílias. O mar agitado em alguns trechos e calmo em outros é propício tanto para o surfe quanto para os esportes náuticos. Indicada para: esportes náuticos e surfe.

Acesso: Av. Miguel Stéfano (imediações do Acqua Mundo).

Éden

Localizada na Reserva Ecológica do Sorocotuba, fica encravada em meio aos rochedos e o acesso se dá por uma escadaria rústica com 110 degraus junto à mata. Praia de tombo, com águas no tom azul-esverdeado, é ideal para avistar tartarugas marinhas, arraias e outros animais aquáticos. Indicada para: banho de sol e observação de fauna aquática.

Acesso: A partir da praia do Sorocotuba, 2,5 km após o portal do condomínio.

 

Foto: Pedro Rezende

Sorocotuba

Com acesso controlado, esta praia rústica é uma área de preservação ambiental. No canto esquerdo, casas construídas sobre palafitas, para driblar a maré alta, compõem o cenário paradisíaco. Assim como a praia do Éden, não há infraestrutura para os visitantes. Indicada para: banho de sol e pesca.

Acesso: 1,3 km após o portal do condomínio, na Av. Marjory da Silva Prado (Estrada do Pernambuco).

Mar Casado e Pernambuco

Estas duas praias se encontram na maré alta e formam um cenário exclusivo em Guarujá. De suas areias é possível avistar as ilhas do Mar Casado – onde se pode ir a pé na maré baixa, da Ilha da Laje e da Ilha dos Arvoredos, esta última com grande importância científica. O mar de cor verde esmeralda encanta turistas, visitantes e hóspedes do resort Sofitel Guarujá Jequitimar instalado no local. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: Av. Marjory da Silva Prado (imediações do resort Sofitel Guarujá Jequitimar).

Foto: Divulgação

Perequê

Reduto de pescadores, a praia do Perequê está afastada do centro de Guarujá 13 quilômetros. Formada por famílias caiçaras vindas de várias partes do litoral norte de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, é um santuário da pesca e catação de siris e caranguejos, em virtude do manguezal próximo. As embarcações, os restaurantes de frutos do mar e o mercado de peixes compõem o rústico cenário da vila de pescadores do Perequê. Indicada para: pesca.

Acesso: Rod. Ariovaldo de Almeida Viana/Estrada Guarujá-Bertioga.

São Pedro

Localizada em área de proteção ambiental, na Serra do Guararú, a praia de São Pedro está em um condomínio fechado, com acesso controlado e limitado. Suas águas límpidas e agitadas são ideais para o surfe e para avistar tartarugas, arraias e outros animais aquáticos. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: 4 km da Estrada Guarujá-Bertioga (dentro do Parque Serra do Guararú).

 

Foto: Divulgação

Praia das Conchas

Também com acesso restrito, tem areias cobertas de conchas e águas cristalinas e calmas. Abriga uma piscina natural e luxuosas casas à beira-mar, cercada por vegetação. Ideal para passar o dia, mas assim como São Pedro, não possui infraestrutura para consumo. Indicada para: banho de sol e mergulho livre.

Acesso: 4 km da Estrada Guarujá-Bertioga (dentro do Parque Serra do Guararú).

Iporanga

Escondida pela montanha, dentro um condomínio luxuoso, o acesso à praia do Iporanga se dá em meio à mata atlântica, de onde se pode ouvir diversas espécies de pássaros e avistar macacos, esquilos e bichos-preguiça. Brindada com uma cachoeira e uma piscina natural, a praia é contornada por um calçadão ornamentado com bromélias, lírios e coqueiros, que garantem a sombra dos visitantes. Indicada para: banho de sol e cachoeira.

Acesso: 4 km da Estrada Guarujá-Bertioga (dentro do Parque Serra do Guararú).

Foto: Pedro Rezende

Praia do Camburí

O pequeno rio formado pelas águas da cachoeira do Camburí ajuda a compor o lindo cenário deste pequeno paraíso, localizado próximo à balsa Guarujá-Bertioga. Isolada, rústica e rica em vegetação nativa, o acesso à praia se dá pela trilha da praia Branca e da praia Preta. Suas areias claras, o mar azulado e a dificuldade de acesso garantem a tranquilidade dos visitantes aventureiros. Indicada para: banho de sol e cachoeira.

Acesso: Pelas trilhas das praias Branca e Preta (próximo à balsa Guarujá-Bertioga).

Praia Preta

Uma das praias mais desertas de Guarujá, com difícil acesso por trilha que parte da praia Branca, é cercada de morros com densa vegetação de mata atlântica. Suas águas calmas e transparentes são ideais para mergulho e observação de fauna aquática. Indicada para: banho de sol e mergulho livre.

Acesso: Pelas trilhas das praias Branca e Preta (próximo à balsa Guarujá-Bertioga).

Praia Branca

A última praia no norte da ilha, é cercada de rica vegetação e fauna. Também é acessada por trilha e exibe areias branquinhas e mar agitado do lado esquerdo e calmo do lado direito, graças a uma ilha próxima onde se pode chegar a pé. Há uma antiga colônia de pescadores no local, o que dá mais charme à praia. Indicada para: banho de sol e surfe.

Acesso: Pela trilha da praia Branca (acesso próximo à balsa Guarujá-Bertioga).

 

Foto: Marcelo Bicudo