Praias do Litoral Norte

No feriado, eu vou para o litoral

Amigo 1 – O que você vai fazer no feriado? Amigo 2 – Vou para o litoral, e você?

Esse é um diálogo entre dois amigos que moram… no litoral, aqui na Baixada Santista. E um deles até poderia ser você, fala a verdade?

Sabe-se lá por qual motivo, dentre inúmeras outras peculiaridades de nós, caiçaras, uma delas é nos referirmos ao litoral norte de São Paulo como litoral, o nosso litoral. É como se lá fosse ‘a nossa praia’, como a Baixada Santista é a praia de muitos paulistanos. E, estranhamente, é como se aqui não fosse litoral.

Coisas de quem usa o ‘tu’ sem conjugar o verbo; de quem paga tudo com ‘mango’ ou pede 4 médias na padoca. Esquisitices de quem mora em algum canal e vai até a praia de magrela, ali na altura do CPE.

Fato é que com a Primavera dando o ar das graças, já podemos começar a pensar nos ‘rolês pelo litoral’ – norte.

Então, preparamos um roteiro superbacana com nove sugestões de praias muito charmosas que você precisa visitar no Litoral Norte de São Paulo. E se já conhece, chegou a hora de voltar. Separe a prancha, o protetor solar e o guarda-sol e prepare-se para uns dias de sol e água fresca na outra direção do litoral.

Enfim, de um extremo ao outro do Litoral Norte, há praias para todos os gostos. E já que o litoral é tão pertinho da gente, aproveite sua estada por lá e explore outras praias, pois a região guarda muitos cenários emoldurados pela mata atlântica e pelo mar azulzinho.

Conheça as praias

Barra do Una

Barra do Una

Águas cristalinas, areia branca e o encontro entre o mar e o Rio Una, que é uma das características mais marcantes da praia de Barra do Una. Essa é uma das queridinhas do Litoral Norte, conhecida também pela grande concentração de marinas e garagens náuticas. Quem vem de longe, encontra facilmente hotéis e pousadas nas proximidades do local.

Juquehy

Juquehy

Águas cristalinas, areia branca e o encontro entre o mar e o Rio Una, que é uma das características mais marcantes da praia de Barra do Una. Essa é uma das queridinhas do Litoral Norte, conhecida também pela grande concentração de marinas e garagens náuticas. Quem vem de longe, encontra facilmente hotéis e pousadas nas proximidades do local.

Barra do Sahy

Barra do Sahy

As águas tranquilas da praia da Barra do Sahy atraem frequentemente os amantes de canoagem e stand up paddle. Também é válido esticar a o passeio e fazer uma visita de barco às ilhas ao redor. Para completar o rolê, vale uma parada de descolada Praia da Baleia, que fica junto de Barra do Sahy, também uma ótima pedida para a pratica de esportes. Quase não há comércios e agito noturno por lá e o acesso é feito pela entrada de Barra do Sahy ao sul ou Cambury ao norte.

Camburi

Camburi

Se você quer um dia de praia e agito ao mesmo tempo, Camburi é o destino ideal. A praia atrai turistas de todos os tipos, com um comércio movimentado, boa gastronomia e diversas opções de hospedagem pela região. Além disso, vale atravessar o rio que divide as praias e visitar Camburizinho.

Maresias

Maresias

Você pode até não conhecer Maresias pessoalmente, mas com certeza já ouviu falar dessa praia que tem vida própria e é um distrito de São Sebastião. Provavelmente a mais famosa do Litoral, Maresias é um dos destinos favoritos de surfistas, sendo a melhor da região para praticar o esporte. Além disso, o lugar é extremamente agitado e abriga uma das mais famosas casas noturnas do país, o Sirena.

Santiago

Santiago

Fugindo um pouco do agito, você pode encontrar a Praia de Santiago, uma praia pouco movimentada, para aqueles que buscam calmaria. Esse cantinho do Litoral Norte é rico em belezas naturais, e oferece ainda uma ducha natural para lavar a alma e tirar o sal do corpo nos dias quentes.

Calhetas

Calhetas

Outro cantinho mais tranquilo do Litoral, a Praia de Calhetas é uma pequena península e abriga uma beleza indescritível, entre Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande. O acesso é permitido apenas a pedestres, já que ela fica em um condomínio particular. A praia fica rodeada de coqueiros e conta ainda com uma cachoeira por perto. Trata-se de uma praia sem infraestrutura, então é importante levar água e alimentos para o dia.

Bonete (Ilhabela)

Bonete (Ilhabela)

Ao sul de Ilhabela você se depara com um dos muitos cenários deslumbrantes da ilha. A praia do Bonete é ótima opção também para os surfistas, mas principalmente para os turistas dispostos a se desconectar do caos urbano por um tempo. É possível encontrar também algumas cachoeiras nas redondezas.

Itamambuca (Ubatuba)

Itamambuca (Ubatuba)

Itamambuca é uma praia para diversos públicos, desde surfistas, que aproveitam as suas ondas perfeitas, até famílias que buscam mais tranquilidade próximo ao rio e amantes do ecoturismo. Opções de passeios não faltam, e não há quem resista aos encantos de suas areias brancas e finas.

Bruna Domato

Estudante de publicidade

Mais buscadas

#tbt ação social aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arte arte no dique baixada santista bares bazar beneficente bertioga cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chopp ciência cinema circo coletivo comer e beber compras confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping lucky tattoo mar moda mongaguá mudanças mulheres museu museus música natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa persona peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop