Praias do Litoral Norte

No feriado, eu vou para o litoral

Amigo 1 – O que você vai fazer no feriado? Amigo 2 – Vou para o litoral, e você?

Esse é um diálogo entre dois amigos que moram… no litoral, aqui na Baixada Santista. E um deles até poderia ser você, fala a verdade?

Sabe-se lá por qual motivo, dentre inúmeras outras peculiaridades de nós, caiçaras, uma delas é nos referirmos ao litoral norte de São Paulo como litoral, o nosso litoral. É como se lá fosse ‘a nossa praia’, como a Baixada Santista é a praia de muitos paulistanos. E, estranhamente, é como se aqui não fosse litoral.

Coisas de quem usa o ‘tu’ sem conjugar o verbo; de quem paga tudo com ‘mango’ ou pede 4 médias na padoca. Esquisitices de quem mora em algum canal e vai até a praia de magrela, ali na altura do CPE.

Fato é que com a Primavera dando o ar das graças, já podemos começar a pensar nos ‘rolês pelo litoral’ – norte.

Então, preparamos um roteiro superbacana com nove sugestões de praias muito charmosas que você precisa visitar no Litoral Norte de São Paulo. E se já conhece, chegou a hora de voltar. Separe a prancha, o protetor solar e o guarda-sol e prepare-se para uns dias de sol e água fresca na outra direção do litoral.

Enfim, de um extremo ao outro do Litoral Norte, há praias para todos os gostos. E já que o litoral é tão pertinho da gente, aproveite sua estada por lá e explore outras praias, pois a região guarda muitos cenários emoldurados pela mata atlântica e pelo mar azulzinho.

Conheça as praias

Barra do Una

Barra do Una

Águas cristalinas, areia branca e o encontro entre o mar e o Rio Una, que é uma das características mais marcantes da praia de Barra do Una. Essa é uma das queridinhas do Litoral Norte, conhecida também pela grande concentração de marinas e garagens náuticas. Quem vem de longe, encontra facilmente hotéis e pousadas nas proximidades do local.

Juquehy

Juquehy

Águas cristalinas, areia branca e o encontro entre o mar e o Rio Una, que é uma das características mais marcantes da praia de Barra do Una. Essa é uma das queridinhas do Litoral Norte, conhecida também pela grande concentração de marinas e garagens náuticas. Quem vem de longe, encontra facilmente hotéis e pousadas nas proximidades do local.

Barra do Sahy

Barra do Sahy

As águas tranquilas da praia da Barra do Sahy atraem frequentemente os amantes de canoagem e stand up paddle. Também é válido esticar a o passeio e fazer uma visita de barco às ilhas ao redor. Para completar o rolê, vale uma parada de descolada Praia da Baleia, que fica junto de Barra do Sahy, também uma ótima pedida para a pratica de esportes. Quase não há comércios e agito noturno por lá e o acesso é feito pela entrada de Barra do Sahy ao sul ou Cambury ao norte.

Camburi

Camburi

Se você quer um dia de praia e agito ao mesmo tempo, Camburi é o destino ideal. A praia atrai turistas de todos os tipos, com um comércio movimentado, boa gastronomia e diversas opções de hospedagem pela região. Além disso, vale atravessar o rio que divide as praias e visitar Camburizinho.

Maresias

Maresias

Você pode até não conhecer Maresias pessoalmente, mas com certeza já ouviu falar dessa praia que tem vida própria e é um distrito de São Sebastião. Provavelmente a mais famosa do Litoral, Maresias é um dos destinos favoritos de surfistas, sendo a melhor da região para praticar o esporte. Além disso, o lugar é extremamente agitado e abriga uma das mais famosas casas noturnas do país, o Sirena.

Santiago

Santiago

Fugindo um pouco do agito, você pode encontrar a Praia de Santiago, uma praia pouco movimentada, para aqueles que buscam calmaria. Esse cantinho do Litoral Norte é rico em belezas naturais, e oferece ainda uma ducha natural para lavar a alma e tirar o sal do corpo nos dias quentes.

Calhetas

Calhetas

Outro cantinho mais tranquilo do Litoral, a Praia de Calhetas é uma pequena península e abriga uma beleza indescritível, entre Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande. O acesso é permitido apenas a pedestres, já que ela fica em um condomínio particular. A praia fica rodeada de coqueiros e conta ainda com uma cachoeira por perto. Trata-se de uma praia sem infraestrutura, então é importante levar água e alimentos para o dia.

Bonete (Ilhabela)

Bonete (Ilhabela)

Ao sul de Ilhabela você se depara com um dos muitos cenários deslumbrantes da ilha. A praia do Bonete é ótima opção também para os surfistas, mas principalmente para os turistas dispostos a se desconectar do caos urbano por um tempo. É possível encontrar também algumas cachoeiras nas redondezas.

Itamambuca (Ubatuba)

Itamambuca (Ubatuba)

Itamambuca é uma praia para diversos públicos, desde surfistas, que aproveitam as suas ondas perfeitas, até famílias que buscam mais tranquilidade próximo ao rio e amantes do ecoturismo. Opções de passeios não faltam, e não há quem resista aos encantos de suas areias brancas e finas.

Bruna Domato

Estudante de publicidade