Férias com crianças em Santos e região

Foto: Christian Jauch

Férias com muitos sorrisos, esse é o objetivo para as próximas semanas.

A diversão é fundamental nessa época do ano, e opções por aqui não faltam. Buscamos e encontramos 12 lugares e atividades para curtir muito as férias com crianças em Santos e região. Entre museus, passeios ao ar livre, emoção nas alturas e piqueniques, você já pode montar seu roteiro para curtir os dias de folga com os pequenos e, claro, com muitas risadas e bons momentos garantidos. Confira abaixo, compartilhe com os amigos e a família e aproveite!

Santos

Aquário Municipal de Santos

Aquário Municipal de Santos

O Aquário Municipal de Santos é uma ótima opção de passeio em qualquer período do ano, mas as férias tem um gostinho especial. Além das visitas tradicionais – e sempre muito divertidas – a instituição preparou uma série de cursos para o mês de Janeiro para todas as idades e tratando diferentes assuntos. Falamos sobre eles e como participar aqui, e as inscrições já estão abertas, então é bom correr.

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n – Ponta da Praia.
Horário: Terça a sexta, das 9h às 17h30; sábado e domingo, das 9h às 19h30.

 

Foto: Tadeu Nascimento

Parque Roberto Mário Santini

Parque Roberto Mário Santini

O Emissário Submarino abriga diversas opções de lazer para curtir com a família em todos os dias da semana. Chegando lá, você vai encontrar pista de skate, escola de surf, playground, academia de musculação, pista de patinação, aulas de yoga e muito mais. Temos uma lista completa com 15 coisas para fazer por lá, você pode conferir a matéria no link, saber mais e programar um passeio por lá.

Endereço: José Menino.
Horário: 24h.

 

Foto: RoteiroBR

Orquidário Municipal de Santos

Orquidário Municipal de Santos

Um passeio ao Orquidário é super encantador durante o ano todo, e uma excelente opção para a família. São diversas espécies de animais e orquídeas pelo espaço, fazendo desse um passeio ecológico e perfeito para curtir em família. Algumas das atrações mais famosas são a Trilha do Mel, o Jardim Sensorial e o belíssimo Viveiro de Visitação Interna. Curtir um dia quente em meio a natureza, que tal?

Endereço: Praça Washington, s/n – José Menino.
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h.

 

Foto: Ademir Henrique

Museu de Pesca

Museu de Pesca

Muito bem localizado na orla da praia de Santos, está o conjunto arquitetônico que abriga o museu do Instituto de Pesca, que oferece aos visitantes atrações diversas relacionadas ao estudo do ambiente aquático no geral. O acervo conta com todo tipo de material ligado ao tema, desde exemplares de tubarões e peças biológicas taxidermizadas, ambientes lúdicos e até o famoso esqueleto de baleia Fin com 23 metros de comprimento e 7 toneladas.

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia – Santos.
Horário: Quarta a domingo, das 10h às 18h.

 

Foto: Bruna Domato

Museu do Mar

Museu do Mar

Uma das maiores coleções de espécies marinhas está em exposição no Museu do Mar, com alguns exemplares únicos. Animais taxidermizados, como o albatroz-viageiro, a maior ave marinha do mundo; o peixe-lua, maior peixe ósseo existente; o tubarão-baleia, único em exposição na América do Sul, dentre outros. Além disso, fósseis, corais, crustáceos, moluscos, répteis, raias, tartarugas, pinguins, animais marinhos perigosos e muito mais. Um verdadeiro “mergulho” em família.

Endereço: R. República do Equador, 81, na Ponta da Praia.
Horário: Todos os dias, menos terças, 9h às 18h.

 

Foto: Divulgação

Museu Marítimo

Museu Marítimo

O Museu Marítimo conta a história naval, com relíquias resgatadas de navios naufragados na costa brasileira, peças de um navio pirata afundado em 1718, além de coleções de louças da Marinha do Brasil e da Companhia de Navegação. Réplicas de caravelas, galeões e naus dividem espaço com materiais encontrados em escavações na região, como vidraria, talheres e louças. Um passeio histórico para complementar a visita ao Museu do Mar, já que estão próximos.

Endereço: R. República do Equador, 81, na Ponta da Praia.
Horário: Todos os dias, menos terças, 9h às 18h.

 

Foto: Divulgação

Jardim Botânico Chico Mendes

Jardim Botânico Chico Mendes

O Jardim Botânico Chico Mendes é um ótimo lugar para curtir uma tarde agradável com a família, podendo até praticar esportes, se divertir no playgroud e fazer um piquenique. São 90 mil m² de espaço aberto, além de um acervo de mais de 300 espécies vegetais. Reúna os amigos e a família e anote na agenda para curtir alguns dias das férias por lá.

Endereço: R. João Fracarolli, s/n – Bom Retiro.
Horário: Todos os dias, das 8h às 18h.

 

Foto: Antônio Vargas

Fonte do Sapo

Fonte do Sapo

Principalmente aos finais de semana, a Fonte do Sapo costuma reunir diversas famílias com crianças brincando e andando de bicicleta, patins, entre outros. Então é claro que o espaço não poderia ser esquecido nas férias, já que fica ainda mais movimentado, principalmente no fim de tarde, quando também é possível assistir um belo pôr-do-sol por ali. Programe-se para aproveitar o clima amigável do lugar.

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n – Aparecida.
Horário: 24h.

 

Foto: Arnaldo Jr.

São Vicente

Teleférico

Teleférico

Para os pequenos que gostam de um passeio nas alturas com mais de emoção, o teleférico de São Vicente está de portas abertas. O passeio sobre a Mata Atlântica dura em média 22 minutos, sendo aproximadamente 11 minutos de subida e 11 minutos de descida. Em dado momento, os pés tocam as copas das árvores, o que torna a experiência ainda mais especial e divertida para todas as idades.

Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 500 – Praia Itararé.
Horário: Segunda à sexta, das 13h ás 18h; finais de semana e feriados, das 10h ás 18h.

 

Foto: Divulgação

Parque Ecológico Voturuá

Parque Ecológico Voturuá

O Parque Ecológico Voturuá abriga 825 mil metros quadrados de área verde e diversas atrações que vão encantar os pequenos. O público encontra animais como leões, hipopótamo, saguis, macacos-prego, aves, jabutis, entre muitos outros, e pode até acompanhar alimentação de alguns deles (horários específicos). Além disso, o espaço conta também com playground para completar a diversão.

Endereço: Rua Dona Anita Costa, s/nº – Vila Voturuá.
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h.

 

Foto: Divulgação

Biquinha

Biquinha

Uma opção um pouco diferente, mas igualmente proveitosa, é um passeio pela Biquinha de Anchieta. Além do amplo espaço para brincadeiras, é possível também provar alguns dos tantos docinhos à venda nos diversos boxes que ficam por lá.

Endereço: Praça 22 de Janeiro – Centro.
Horário: 24h.

 

Foto: Divulgação

Guarujá

Acquamundo

Acquamundo

O Acquamundo é o maior aquário da América do Sul, e abriga cerca de 250 espécies, mais de quatro mil animais e 1.400.000 litros de água. Entre os destaques, o lobo marinho Lobinho, que se exibe em um tanque só dele; 20 pinguins de Magalhães, seis jacarés do Pantanal; uma cobra piton; a esquisita tartaruga mordedora, que sobreviveu à extinção dos dinossauros e lagarto africano. Para completar a diversão, crianças de 6 a 12 anos podem viver um dia de tratadores, alimentando os animais.

Endereço: Av. Miguel Estefno, 2001 – Jardim Tres Marias.
Horário: Segunda a sexta, das 9h30 às 17h30; sábados, das 10h às 21h e domingos, das 10h às 19h.

 

Foto: Divulgação

Praia Grande

Área de Lazer Ézio Dall'Acqua

Área de Lazer Ézio Dall'Acqua

Mais conhecido como Portinho, este é um espaço capaz de agradar a todas as idades, já que em um só lugar encontramos quiosques de alvenaria com churrasqueiras, mesas e bancos, quadras poliesportivas, pista de motocross, playground, restaurante e píer de pesca. Que tal aproveitar as férias para curtir por lá em família?

Endereço: acesso pela Rua Paulo Sérgio Garcia, junto à entrada da Praia Grande.

 

Foto: Christian Jauch