Para ficar em contato com a natureza em Santos e região

Uma lista para ajudar a renovar suas energias por aqui.

Fugir da loucura dos prédios, conjuntos comerciais e carros por todo lado às vezes é não só necessário, como também muito saudável. Graças a nossas praias, o clima na Baixada Santista não fica tão pesado quanto nas grandes capitais, mas mesmo assim é bom respirar um pouco o ar da natureza em outros pontos da região. Por isso, selecionamos 9 lugares para ficar em contato com a natureza em Santos e região. Confira a lista e bom passeio!

Orquidário Municipal de Santos (Santos)

Orquidário Municipal de Santos (Santos)

Orquídeas de 120 espécies e animais de 70 espécies fazem do Orquidário um passeio ecológico que atrai toda a família. Além de encontrar animais como cutias, jabutis e pavões vivendo soltos pelo espaço, o público pode aproveitar também diversas atrações, como a Trilha do Mel, o Jardim Sensorial e um belo Viveiro de Visitação Interna.

Endereço: Praça Washington s/nº – José Menino, Santos.
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h. Bilheteria até às 17h.

Estação Ecológica de Jureia-Itatins (Peruíbe)

Estação Ecológica de Jureia-Itatins (Peruíbe)

Praias e paisagens de tirar o fôlego te esperam nesse roteiro pelo Mosaico de Unidades de Conservação da Jureia-Itatins. A visitação pode ser feita pelas trilhas ou de barco, partindo do Rio Guaraú e passando por sete praias até a Barra do Una. Como as praias estão dentro de uma área de conservação, o passeio deve ser feito acompanhado de um monitor ambiental do município. A Revista Nove já fez esse roteiro incrível, confira tudo aqui.

Fazenda Cabuçu (Santos)

Fazenda Cabuçu (Santos)

Nem só de praias vive a cidade de Santos. Indo um pouco na contramão, próximo à Rodovia Rio-Santos, está a Fazenda Cabuçu. São três quilômetros de trilha que apresentam diversas belezas nativas da mata atlântica, como bromélias, orquídeas, ananás e muitas outras. O percurso se encerra na Cachoeira do Rio Cabuçu, uma queda de 10 metros em uma piscina natural. Não tem como não renovar as energias com esse passeio.

Cama de Anchieta (Itanhaém)

Cama de Anchieta (Itanhaém)

Um passeio pela Cama de Anchieta é uma boa pedida para renovar não só as energias, mas também a fé. Você vai caminhar por um pedaço da história de São José de Anchieta, em uma passarela de 220 metros de comprimento, construída com ipê e materiais derivados do eucalipto ecológico. A vista ao redor é uma atração à parte.

Endereço: Rua da Enseada – Praia dos Sonhos.

Jardim Botânico Chico Mendes (Santos)

Jardim Botânico Chico Mendes (Santos)

O Jardim Botânico conta com 90 mil m² de pura natureza, além de possuir também um acervo de mais de 300 espécies vegetais. A família toda se diverte, já que o espaço conta também com um playground e bancos e mesas próximas aos três lagos para relaxar e contemplar a paisagem.

Endereço: Rua João Fracarolli s/nº – Bom Retiro, Santos.
Horário: Todos os dias, das 8h às 18h.

Área de Lazer Ézio Dall’Acqua – o Portinho (Praia Grande)

Área de Lazer Ézio Dall’Acqua – o Portinho (Praia Grande)

O Portinho é uma atração completa para todas as idades, já que no mesmo espaço é possível encontrar quiosques de alvenaria com churrasqueiras, mesas e bancos, quadras poliesportivas, pista de motocross, playground, restaurante e píer de pesca. Além disso, você pode fazer um roteiro de Canoagem Ecológica pelo manguezal que cerca a área.  Temos uma matéria especial sobre o Portinho aqui.

Endereço: acesso pela Rua Paulo Sérgio Garcia, junto à entrada da Praia Grande.

Parque Ecológico Voturuá – Horto Municipal (São Vicente)

Parque Ecológico Voturuá – Horto Municipal (São Vicente)

O Parque Ecológico do Voturuá marcou a infância de muitos moradores da região e turistas, já que muitos iam especialmente para ver o leão que fica por lá. Mas além dele, é possível encontrar cerca de 150 animais no espaço de diversas espécies, desde aves e répteis até mamíferos. Outro passeio que vai encantar e entreter toda a família.

Endereço: Av. Dona Anita Costa, s/n – Vila Voturuá, São Vicente.

Parque Turístico Umberto Salomone – Poço das Antas (Mongaguá)

Parque Turístico Umberto Salomone – Poço das Antas (Mongaguá)

Os dias quentes de primavera e verão pedem por uma visita ao Poço das Antas, já que o local abriga uma queda d’água que forma uma cachoeira, terminando em uma bela piscina de água natural. Subindo o morro, você encontra ainda algumas trilhas que levam até as cachoeiras. É possível encontrar lanchonetes, banheiros, guarita e estacionamento por lá.

Endereço: acesso ao Poço das Antas pela Rua das Cascatas s/nº, na Pedreira.
Horário: Segunda a domingo, das 9h às 17h.

Canoagem pelas praias desertas (Guarujá)

Canoagem pelas praias desertas (Guarujá)

Algumas empresas em Santos organizam passeios de canoa havaiana a alguns cantinhos bem especiais de Guarujá, como a Praia do Cheira Limão, Praia do Sangava e Ilha das Palmas. Chegando lá, os visitantes podem curtir um pouco o ar puro e ainda dar um mergulho para refrescar. As canoas saem da Ponta da Praia. Este é outro passeio que já tivemos o prazer de fazer, confira aqui.