Um mergulho no Aquário de Santos

O segundo equipamento turístico mais visitado do estado.

É milenar a curiosidade e o fascínio do Homem pelos mistérios e belezas do fundo do mar. A cada descoberta, uma braçada rumo às profundezas ainda intactas pelo ser humano. Talvez essa imensidão seja a razão da incessante busca pelo que acontece por lá. As espécies marinhas encantam, e permitem perceber que a diversidade é a grande sacada para um desenvolvimento pleno do espaço onde vivem.

E você, o quanto conhece desse mundo? Tem um espaço em Santos que te leva a diversos setores desse ambiente mágico, topa conhecer?

O Aquário Municipal de Santos é hoje o segundo equipamento turístico mais visitado em todo o estado de São Paulo. Inaugurado na década de 40, é o mais antigo do Brasil, e passou por diversas reformas até chegar ao espaço que é hoje.

Os visitantes podem circular por uma área que ultrapassa os dois mil metros quadrados e reúne 32 tanques de águas doce e salgada, que servem de lar para cerca de 200 espécies de animais, que vão desde polvos e cavalos marinhos, até tubarões e pinguins. Em 2008, o parque ganhou dois murais externos do ambientalista norte-americano, Robert Wyland. O Aquário recebe uma média anual de 500 mil visitas. Nos meses de férias, o movimento é muito maior. Pra se ter uma noção, em janeiro deste ano, a média foi de três mil pessoas por dia. A maioria do público é formada por crianças, que ficam maravilhadas já na entrada.

Todos os espaços receberam cenografia representativa dos habitats naturais. O tanque dos tubarões é enorme e dá uma tremenda sensação de proximidade pelo formato circular, com 17 metros de diâmetro, 5 metros de altura, e 385 mil litros de água, onde se espalham inúmeros peixes, entre eles, seis tubarões de diferentes espécies.

O grande mascote do Aquário de Santos é, sem dúvida, o leão-marinho Abaré-Inti. Ele fica no maior espaço do parque, um tanque envidraçado de 5m de altura, com 80 m², 450 mil litros de água salgada e um deck que é alvo dos olhares da arquibancada, montada especialmente para acompanhar as evoluções do leão-marinho.

O Aquário de Santos foi a primeira instituição brasileira a realizar resgate e promover tratamento de recuperação dos animais marinhos. Tratadores avaliam diariamente as condições de saúde, passando também pela qualidade da água e da alimentação. Monitores de educação ambiental fazem um trabalho exemplar de conscientização com os visitantes. Há um espaço reservado no Aquário sobre o descarte irregular de lixo, e tudo o que isso pode ocasionar.

Comilança

Haja investimento para manter todo esse espaço que marca a memória de gerações, e continua sendo primeira opção de destino dos passeios com a família ou amigos. Pra citar só a alimentação: os animais consomem cerca de uma tonelada de peixes e frutos do mar por mês. Só a energia do Abaré-Inti, demanda uns doze quilos de peixe por dia.

Pesquisa

O Aquário de Santos é lugar de alegria, entretenimento, mas também de muita pesquisa, ciência e descoberta. Um grande feito dos profissionais que integram, ou já passaram pelo parque foi o nascimento, há 17 anos, do primeiro pinguim em cativeiro do Brasil, a Fraldinha. Em 2006, ela ‘casou’ com o Viriato e, onze anos depois, pôs um ovo. Em novembro de 2017 nasceu o filhote, fato inédito no Brasil: um pinguim nascer de outro nascido em cativeiro.

Por tudo isso e mais alguns detalhes especiais, que você somente saberá quais são, numa visita presencial, entendemos o porquê dessa paixão pelo Aquário de Santos. E aí, está pronto para pegar o ingresso e se aventurar? Se liga nos horários e bom mergulho!

Visite

Visite

O Aquário Municipal de Santos fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h. A bilheteria encerra meia hora antes do fechamento do parque, mas aqui vai uma dica: reserva mais tempo para a visita. Durante a temporada de Cruzeiros Marítimos, o parque abre as segundas-feiras que houver atracação, e fecha no dia seguinte. Você consegue todas as informações para organizar sua visita no telefone (13) 3278-7830. O Aquário fica na Praça Vereador Luiz La Scala, s/nº – Ponta da Praia.

Fabiana Oliveira

Editora da Revista Nove