Casamento na praia: como fazer sua festa em Itanhaém

Foto: Divulgação

Como seria o seu casamento dos sonhos?

Para muitas pessoas, o cenário perfeito da cerimônia inclui pé na areia, céu azul e o mar ao fundo, em um belíssimo casamento na praia. O resultado é espetacular e emocionante para todos os envolvidos, além de fugir das tradicionais cerimônias em igrejas. Porém, antes de planejar os detalhes de decoração e festa, é preciso cuidar de alguns procedimentos burocráticos diretamente com a Secretaria de Governo da Prefeitura de Itanhaém. Você vai encontrar todas as informações que precisa abaixo. Confira, compartilhe com os amigos que também sonham em se casar na praia e prepare-se para uma cerimônia inesquecível em Itanhaém.

O que fazer

1 – Primeiro, vale dizer que todas as praias da cidade podem receber sua cerimônia. Outra informação importante é que não é necessário trabalhar com algum tipo específico de cerimonialista, desde que o escolhido entenda os processos de se realizar um casamento na praia.

2 – Para começar o processo, você deve ir à Secretaria de Governo da Prefeitura da Cidade para solicitar a permissão de uso do solo onde o casamento será realizado. É importante reforçar que a permissão deve ser feita de 90 a 120 dias antes da cerimônia. Feito isto, você receberá um formulário que deve ser preenchido com todos os dados necessários sobre o que será feito e estará presente no seu casamento. O formulário vai gerar uma taxa de R$16,90, a ser paga na Prefeitura.

3 – Quando o pagamento for feito, você deverá retornar à Secretaria, que exigirá o comprovante da solicitação de solo, o formulário e o croqui do casamento. Ao entregar os documentos, você recebe uma via protocolada que será utilizada para anexar no site da União.

4 – Após anexar o protocolo no site da União, você recebe um número e uma mensagem na tela com as informações sobre o pedido em andamento. Um boleto no valor de R$750 será enviado para o seu e-mail. O valor é referente à taxa que deve ser paga para a União.

5 – Uma vez que tiver o número da União em mãos, você deverá apresentá-lo à Secretaria de Governo, que dará ciência do evento.

6 – Após o pagamento da taxa da União, você receberá um e-mail autorizando o pedido. Essa autorização deverá ser impressa em medida padrão (informada no site), e obrigatoriamente deve ser colocada na área no dia do casamento. Para esclarecer, esse documento é extremamente importante pois com ele em mãos no dia do casamento, qualquer pessoa fora da lista de convidados que esteja dentro da área destinada ao evento no dia, seja na areia ou no mar, deve sair. A Polícia Militar pode ser acionada para retirar a pessoa caso ela insista em ficar.

Pronto! O espaço está garantido, agora é só cuidar dos outros detalhes e contar os dias para sua grande festa. Uma curiosidade que vale ser dita é que eventos de natureza recreativa, esportiva, cultural, religiosa ou educacional com curta duração também podem ser realizados na praia. Um cenário como esse merece ser valorizado de diversas maneiras. Visite o site da Prefeitura de Itanhaém para saber mais sobre os procedimentos.

Bruna Domato

Estudante de publicidade