Pepe Altstut: apaixonado por Santos

Fotos: Odjair Baena

O sotaque carregado não nega a origem argentina, mesmo morando há 53 anos no Brasil.

José Salomon Altstut, o Pepe Altstut, veio para cá em 1963, aos 23 anos, a convite do pai que aqui morava. Apenas na terceira visita ao país, aos 25 anos, quando conheceu Santos – e se apaixonou pela cidade – decidiu tentar a vida longe de casa, mas, por no máximo um ano, e depois voltaria para a Argentina. O carinho com que foi recebido pelos santistas e a vocação esportiva da cidade encantaram Pepe, que não deixou Santos. Recém-chegado à cidade foi convidado para ser diretor de esportes do Caiçara Clube e passou a integrar a equipe de caça-submarina. Dois anos depois começou a construir um prédio em parceria com um amigo e de lá para cá se tornou um dos principais e mais queridos empresários santistas.

Confira a entrevista

Quando decidiu se estabelecer em Santos, ainda jovem, qual foi sua primeira aposta profissional?

Foi a construção civil. Comecei em uma imobiliária de um amigo e aí decidimos construir a primeira casa e em seguida um pequeno prédio. Crescemos pouco na época, mas com segurança e muita alegria. Foi um momento feliz em minha vida, em que eu defendi Santos em várias modalidades esportivas, como a caça-submarina, o ciclismo e o tamboréu.

Quase 20 anos após se estabelecer em Santos, surge a ideia de construir um cemitério vertical. Como se deu isso?

A ideia surgiu após eu assistir ao sepultamento do pai de um amigo querido, um homem íntegro, que foi sepultado na lama, em função do problema que temos com lençol freático. Aquilo mexeu comigo e pensei que era necessário criar um lugar digno para as pessoas findarem a vida. Como não haveria espaço em Santos para um amplo cemitério, surgiu a ideia de fazer um cemitério vertical. Começamos com um prédio de dez andares e aos poucos fomos ampliando. Hoje somos o maior cemitério vertical do mundo, segundo o Guiness Book of Records, e o mais visitado também, com 17 mil lóculos, com capacidade para um corpo e cinco ossadas cada. Estamos construindo um novo prédio, com previsão de 22 andares, totalizando 25 mil lóculos.

O Memorial Necrópole Ecumênica não lembra em nada um cemitério. É um lugar aprazível e bonito, em meio à natureza e com infraestrutura diferenciada. O que se busca com isso?

O momento mais triste da vida de uma pessoa é a despedida de um ente querido, mesmo quando a morte já é esperada. Nossa ideia é minimizar o sofrimento, proporcionando um ambiente agradável, que em nada lembra um lugar fúnebre. Eu aprendi no Brasil, com a receptividade que tive ao chegar a Santos, que todos somos iguais e por isso no Memorial os lóculos são padronizados para que ninguém se sobressaia e para que se tenha um ambiente discreto. Não são permitidos adereços, fotografias e nem homenagens exageradas. As flores são permitidas em datas especiais, mas nós as retiramos no dia seguinte. Isso me faz perder muitas vendas, mas no Memorial são todos iguais, porque somos todos iguais perante Deus.

Uma das curiosidades é a exposição de carros antigos dentro do Memorial. De onde surgiu esta ideia?

Eu sou apreciador de automóveis antigos e certa vez mandei um dos meus carros para restaurar. Quando foi entregue, o deixaram no Memorial e lá ficou durante um dia todo. Ele começou a chamar a atenção dos visitantes e então levei os meus outros carros para lá. O curioso é que as pessoas gostam de olhar os carros porque sempre lembram de alguém querido e isso ajuda a tirar o foco daquele momento de tristeza.

Além de playground, lanchonete, lago com carpas, viveiro de pássaros, suítes para os familiares, outro diferencial é a visita de um cão que traz mensagens àqueles que estão velando alguém. Como é isso?

É um cãozinho treinado que traz mensagens de conforto no bolso do seu colete. Ele adentra os velórios, se for bem-vindo, e transmite muito amor aos familiares e amigos. Eu tenho muito carinho pelos cachorros, tenho três em casa que sempre vêm trabalhar comigo e no Memorial temos um canil com animais que resgatamos nas ruas e um veterinário que cuida de todos eles.

Foi este amor pelos pets que o fez construir também o Pet Memorial em São Bernardo do Campo?

Sim, foi o primeiro pet memorial da América Latina, construído em 1990. É um crematório, que tem velório e uma capela de São Francisco de Assis. Nós fazemos, em média, 700 cremações e 70 velórios por mês. Buscamos o animalzinho em casa, cremamos e devolvemos a urna, no caso de a família não querer velar.

O Grupo Altstut lançou em 2012 a Brilho Infinito, que faz algo bastante inusitado. Conte-nos sobre esta novidade.

A Brilho Infinito surgiu, pois, após pesquisas, me dei conta de que a única coisa que você pode guardar para sempre do ente querido, com exceção daquilo que é material, é o cabelo. Então, por um processo químico, nós transformamos o cabelo em carbono e por um outro processo acelerado, transforma-se o carbono em diamante. O processo é o mesmo que acontece na natureza com o carbono, porém, mais rápido. Estes diamantes são catalogados da mesma maneira que se cataloga os diamantes naturais. A primeira experiência fizemos com o cabelo do Pelé e hoje temos uma boa demanda para este serviço. O processo, que é feito no exterior, é todo filmado, desde a entrega do cabelo até a finalização e leva de três a quatro meses.

Por falar nisso, as cerimônias no Memorial também podem ser acompanhadas pela internet, é isso?

Sim, se a família optar, toda a cerimônia é gravada e transmitida pela internet. Nós também oferecemos algo que nenhum outro cemitério oferece: se você não estiver na cidade e quiser enviar flores em alguma data comemorativa a um ente já falecido, pode fazer a encomenda em uma floricultura e nós transmitimos em tempo real a entrega das flores no lóculo, para que você possa vivenciar aquele momento, mesmo à distância.

Quais os outros empreendimentos do Grupo Altstut?

Temos um hotel em Ubatuba, uma Pousada em Paraty, os cemitérios e ainda atuamos na construção civil.

O senhor é muito ligado ao esporte até hoje e patrocina alguns atletas, correto?

Sim, patrocinamos 150 atletas de diversas modalidades – pedestrianismo, boxe, MMA, ciclismo e tamboréu. Tivemos cinco atletas representando a região e o Brasil nas Olimpíadas, no ciclismo. A nossa equipe de ciclismo é a mais antiga do país, com 17 anos.

O senhor ainda pratica algum esporte?

Todos os dias. Às segundas e quartas, faço MMA, às terças e quintas, boxe, às sextas faço musculação e alongamento. E sábados e domingos, fico livre para fazer o que eu quiser na academia. Graças a essa rotina não preciso tomar remédio e meus dias são mais produtivos. Quando eu não consigo treinar, fico mal comigo.

O senhor lida com a morte diariamente. Tem problemas em falar ou pensar nela?

Antes do Memorial eu jamais pensei que pudesse frequentar diariamente uma necrópole. Mas com o passar do tempo e também com o ambiente agradável que criamos ficou tudo muito natural. Cada falecimento que vivenciamos, é um falecimento, é triste, mas nós buscamos não deixar a rotina ficar pesada. Por isso me associei ao esporte, às ações sociais e buscamos tornar isso mais leve, trazendo shows ao Memorial em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Mães e Finados. A ideia é que não haja uma ruptura total, ou seja, que após o falecimento, a família e os amigos não queiram mais visitar o ente amado. Eu acredito que a morte é a continuidade da vida, uma nova etapa e ninguém pode se sentir abandonado neste momento. Eu encontro pessoas que dizem que compraram um lóculo no Memorial porque é um lugar alegre, que sempre tem festinhas.

Diego Brígido

Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove  e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze