Cecília Dassi

do Projac à psicologia

Se tem um assunto do qual Cecília Dassi pode falar com propriedade é sobre migração de carreira.

Não bastasse ter vivido essa mudança pessoalmente, hoje, em sua nova profissão, auxilia profissionais que vivem este dilema.

Certamente você lembra do rostinho dela, ainda criança, na grade de programação da Rede Globo, onde atuou em nove novelas, além de séries, minisséries e outros programas, como Você Decide e TV Globinho, do qual foi apresentadora aos 15 anos. Cecília Dassi também fez dois filmes – A Guerra dos Rocha e Gonzaga, de Pai pra Filho, além de mais de 40 comerciais e peças de teatro, quando pode atuar, inclusive, como assistente de direção. Começou na televisão aos quatro anos e se manteve na TV por 17 anos, carreira que lhe rendeu vários prêmios e indicações.

Em 2013, no entanto, após algum tempo sem aparecer nas telinhas e já com o contrato com a emissora encerrado, Cecília Dassi anunciou sua retirada da carreira de atriz. Já formada em Psicologia, aos 23 anos, migrou para a nova profissão, que hoje lhe dá muito mais satisfação e significado à vida. E foi sobre essa trajetória que conversamos quando ela esteve na Baixada Santista para uma palestra no TEDx Santos sobre o lado positivo da Ganância.

Confira a conversa

Quando a psicologia entrou na sua vida?

Cecília Dassi – Logo que eu me formei no ensino médio, senti a necessidade de conhecer outras áreas que não tivessem relação com a carreira de atriz. Sempre fui encantada pelo ser humano e pelo poder do autoconhecimento, então escolhi a Psicologia. Comecei a cursar a faculdade em 2007, mas precisei trancar em 2009 para me dedicar à novela Viver a Vida. Voltei em 2011 e concluí em 2013, desde então tenho o meu consultório, onde atuo como psicóloga clínica e coach, com a missão de ajudar as pessoas a serem as melhores versões delas mesmas.

Você deixou uma carreira almejada por muitas pessoas e que, no senso comum, traz muita realização, fama e dinheiro. como foi essa decisão?

Cecília Dassi – Aos poucos, durante a carreira como atriz, fui descobrindo que não era ali que estava a minha missão, que aquela profissão não preenchia o meu coração. Eu fiquei um bom tempo contratada pela emissora, mas sem trabalhar e não sentia vontade de ir para o Projac em busca de oportunidades. Tanto que me senti muito feliz quando o meu contrato acabou e eles não renovaram. Comecei a cursar psicologia por curiosidade, como um ‘plano b’, mas me encontrei ali. Eu me lembro que quando comecei a questionar minha carreira de atriz, por mais que ganhasse um bom dinheiro mesmo sem trabalhar, eu pensava ‘não quero essa vida de escassez’. Conhecer a psicologia foi transformador pra mim.

Como as pessoas que acompanharam você como atriz reagem ao saber que você deixou a carreira?

Cecília Dassi – Muitas pessoas me encontram e falam: ‘você tem que voltar a fazer novela, tem que voltar às telinhas’. Eu fico me questionando o porquê, já que sou muito feliz com meu trabalho hoje e me sinto realizada. Imagino que as pessoas pensem que ser ator famoso é o sonho de qualquer pessoa e por isso eu deveria valorizar esta oportunidade, mas o fato é que, assim como qualquer um, tenho o direito de dizer não aquilo que não me satisfaz.

O seu público hoje, como psicóloga, acompanhou o seu trabalho como atriz?

Cecília Dassi – Alguns me acompanham desde novinha e tem muitos que me conhecem porque a mãe conta que me via nas novelas (risos).

Qual sua principal atuação na psicologia?

Cecília Dassi – Minha missão como psicoterapeuta e coach é ajudar as pessoas a desenvolverem seus potenciais para viverem uma vida autêntica, produtiva e plena. Atendo muitas pessoas infelizes com a vida profissional e com medo de migrarem de carreira. Essa migração precisa ser feita aos poucos e exige coragem. Eu sei o quanto é desafiador largar uma carreira já consolidada por algo novo, pois vivenciei isso na pele. Mas as pessoas precisam entender que não são as únicas insatisfeitas com uma vida que supostamente deveria proporcionar prazer e felicidade, mas, ao contrário, traz frustração, crises de pânico e infelicidade. Não dá para colocar os pés pelas mãos e se afobar, mas é possível, sim, aos poucos, mudar e ser feliz. Há pessoas que não podem ou não conseguem migrar de carreira, então nós tentamos ressignificar aquele trabalho e transformá-lo em algo prazeroso.

Você abriu mão da sua infância e adolescência em prol da carreira. como deve ser a atuação dos pais junto aos filhos que começam a trabalhar tão novos na televisão?

Cecília Dassi – Eu também desenvolvo um trabalho com atores mirins para que eles consigam dar conta dessa responsabilidade. Realmente eu precisei abrir mão de muitas coisas para trabalhar, mas isso não foi um peso pra mim, pois meus pais sempre me apoiaram e estiveram presentes. É fundamental que os pais acompanhem a carreira das crianças e que entendam a importância de um acompanhamento profissional, principalmente para que não cresçam frustrados e se sintam obrigados a permanecer em uma profissão que não lhes dá prazer.

Você tem um canal no youtube, que soma mais de 6 mil inscritos. qual o público deste canal, sobre o que você aborda nos vídeos?

Cecília Dassi – O canal é para todos os que se interessam por pessoas, um espaço para compartilhar ajuda, incentivar as pessoas a terem mais esperança. Não é um canal sobre psicologia, é um canal sobre o ser humano, sobre superação. Minha ideia é quebrar o estereótipo sobre psicologia e aborda-la de maneira leve, para que chegue a todos.

Durante sua palestra no tedx santos você falou sobre ganância. que importância teve a ganância em sua vida?

Cecília Dassi – Eu comecei a ganhar dinheiro trabalhando muito cedo, mas me sentia culpada por gastar meu salário. A ideia que eu construí sobre ganhar e gastar dinheiro era de que isso era egoísta, algo de gente mau caráter, sem empatia. Olhar para um mundo de tanta escassez e desejar ter mais parecia ser muito injusto. E quando eu migrei de carreira e passei a fazer aquilo que me dava satisfação, ainda assim eu não me sentia à vontade em ganhar dinheiro. Comecei a entender que eu tinha algum problema na relação com o dinheiro e resolvi investigar quem eu era e o que eu queria de fato. Descobri que eu queria ajudar as pessoas a serem melhores, mas eu não queria apenas ajudar aquelas pessoas que já estavam predispostas a serem ajudadas, eu queria ajudar aquelas que tinham preconceito com a psicologia, que não estavam abertas. Eu queria quebrar barreiras dando palestras, cursos, sendo ouvida pelas pessoas. Foi então que entendi que sim, eu era gananciosa, pois queria mais, não apenas o necessário. Isso me incomodou, pois eu achava que ser gananciosa era ruim. Resolvi pesquisar sobre riqueza, abundância e as trocas entre os indivíduos. Foi quando descobri que a ganância está presente na humanidade desde sempre e que foi ela que nos trouxe até aqui. O homem sempre vai querer mais, quer deixar um legado, fazer diferente. A palavra ganância vem do castelhano ‘gana’, que significa desejo, vontade e o verbo ‘ganar’ significa apenas vencer, conquistar. E isso não tem nada de errado, ao contrário, quando nós negamos nossa ganância, nós pegamos nossos maiores sonhos e trancamos em uma caixinha. Transformamos eles em frustração, rancor e vitimização. Isso sim é ruim, pois deixamos de ser os protagonistas das nossas vidas. Aceitar minha ganância foi algo libertador, pois me permitiu correr atrás do meu sonho e poder fazer, hoje, aquilo que me deixa feliz, sem culpa.

Você diz que hoje é feliz com sua carreira. o que é felicidade para você?

Cecília Dassi – Felicidade é um caminho que faça sentido, é algo sólido, que fica evidente quando você está trilhando o seu rumo

Diego Brígido

Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove  e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’

Mais buscadas

#tbt ação social afro airbnb aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário aniversário de Santos ano novo ano novo praia grande antologia aquario aquário de santos arena hologate arquitetura arquitetura modernista arte arte no dique artista local atração autismo automotivação avenida baixada santista balão magico balão mágico sinfônico banda melim bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching black friday blues boat week bonde bonde turístico bossa nova bossa nova em santos Brasil brisamar shopping bruna marquezine cachaça cães café café árabe cafeterias campanha canais de santos caravana carla mariani carnabanda carnabanda 2020 carnabonde carnabonde 2020 carnaval carnaval 2020 carnaval de rua carnaval de santos carnaval em bertioga carnaval em mongagua carnaval em santos carnaval em sao vicente Carnaval Liberal Solidário de Santos carnaval santista carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento casarão da tuiuti cata treco cata treco santos cbjr cbjr em santos cemitério israelita cenário cenários centro histórico ceramica cerveja cerveja artesanal chamada charlie brown jr chopp chorão churrasco chuva chuva em santos chuva na região cidade de santos ciência cine autorama cinema cinema em santos cinesystem circo circo dos sonhos clantransdestina clima clube de pesca coach coaching coca coca cola coletivo comer e beber comercial compras concerto concha acústica confraternização consciência negra conscientização consumo consciente contadores de historia conteiner coração coronavirus cortejo quiloa coworking criança crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura cultura caiçara culturageek curiosidades curso cursos cursos de férias curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer destinos dia das bruxas dia das mães dia de finados diogo nogueira diversao dp world dp world santos dragão drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo edificil marahu educação emocional empreendedorismo empreender e transformar empresa empresas portuárias encenação encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista escola de empreendedorismo escola de samba espelho espetáculo esporte esportes estabilidade Estação do Valongo estação verão estação verão praia estação verão show estilo de vida EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feira criativa feira de natal feito a mão feriado férias ferrovia fescete festa festa junina Festa Mares do Sul festas festival festival da imagem festival de musica filme filme em santos fim de ano finados flamenco flores fonte fonte interativa forró forró pé na areia fotografia fotos antigas fotos antigas de santos fotos antigas praia grande futebol futebol caiçara game gastronomia geek geekfest golf gonzaga grafite granderio gravação grupo especial grupo feitiço grupo mendes guarujá guilherme arantes halloween handmade história história de santos Hora da Cultura hospedagem hotéis hotel atlantico hotelaria humor iate iate clube de santos iates de luxo ilha das palmas impacto social instituto procomum inteligencia inteligencia emocional intenção inverno istalação artística itanhaém itararé iza jabaquara japones jazz jogo de tabuleiro juicy juicy santos juicybazar kascão LAB lançamento lançamento de livro lazer lendas leo maia leonardo miggiorin lgbt liberdade lifestyle limpeza liquidação literatura litoral festival litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping litoral sul livro de poema livros lixozero looping star lucky tattoo macuco mar maracatu marcas meeting arq experience melim melim em santos mendes convention center mente emocional mente racional mercado de peixes metas moda mongaguá monicaverso montanha russa monumento monumentos mosaico jogos mostra mostra de arte mostra fotográfica mpb msc msc sinfonia mudanças mulheres muretas de santos museu museu da água museu do café museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natal em santos natal inclusivo natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd netflix nossa história nossa senhora nossa senhora aparecida nova ponta da praia novembro azul o coletivo o que fazer objeto ceramico obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos orquestra orquidário orquidário de santos oxigênio criativo paixão de cristo palacete mauá palácio das artes palestra papai noel papai noel se importa parada de natal parque parque ecológico Parque Ecológico do Perequê parque magic dragon páscoa passeio patati patata patinete patinete em santos patio iporanga patrimônio peça percurso perequê persona personagens peruíbe pesquisa pet pet em casa pet friendly pets pin up pinacoteca plataforma plinio marcos plinio marcos presente podcast podcast tu sabia poesia ao infinito ponta da praia porto porto de santos portuguesa praia praia do gonzaga praia grande praiamar praias prefeitura de santos premiação presente presentes presidente wilson prevenção primeira guerra produções programação projeto cultural projeto social projetos promoção propaganda qualidade de vida quarentena quiloa rainha de bateria realidade virtual recreação restauração restaurantes reveillon réveillon em santos réveillon praia grande revela bertioga revista mirante revista nove rio santos bossa fest riviera riviera boat riviera de são lourenço rococco rodovia role roteiro roteiro turístico samba sambaenredo santo santos santos carnabanda 2020 santos carnabonde santos city santos criativa santos e região santos em verso e prosa santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança semana de cultura caiçara sesc sesc jazz sesc santos sherlock holmes shopping shopping balneário shopping patio iporanga shopping villamar shoppings da região show show de natal show em santos shows shows praia grande signos possíveis single social sofitel solidariedade sorvete sorvete kascão stand up startup sucesso sunset party sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tecnologia tenor tenor jean william terminal portuário terror trabalho voluntário tu sabia turismo turismo em santos turismo religioso turma da monica turne charlie brown junior ubatuba unesco urbanização vaga de emprego valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vila de são vicente villamar vinho vinhos vintage virada cultural virada sp visibilidade trans visita noturna vou nadar até voce vulcão vulcão do macuco workshop workshop de vinho xande de pilares zeca pagodinho zero treze zerotreze