8 personalidades santistas que ganharam o mundo

Foto: Edson Lopes

Litoral paulista, cidades pequenas, lugar de praia onde muitos vêm das 'cidades grandes' para passar férias

Mas, apesar de ser famosa pelas praias, a região é também berço de grandes nomes que estão por aí conquistando espaços pelo mundo, e você talvez nem saiba. Por isso, listamos 8 personalidades santistas que estão ganhando o mundo com seus trabalhos.

Alguns nomes de peso já estão marcados pela região, como Ney Latorraca, Pelé, Oscar Magrini, Alexandre Borges e muitos outros. É claro que não esqueceríamos deles, mas para essa lista em especial, selecionamos alguns nomes que você talvez nem imaginasse que saíram daqui. E se o trabalho de algum deles até então era desconhecido por você, agora é hora de dar atenção e prestigiar esses nossos conterrâneos.

Daqui para o mundo – Quem são eles

Tulipa Ruiz

Tulipa Ruiz

Provavelmente você conhece esta voz do MPB, mas sabia que ela nasceu em Santos? Pois é, e a carreira de Tulipa Ruiz vai muito além da música. Ela estudou Comunicação em São Paulo, onde trabalhou quase dez anos como jornalista. E como se esses talentos já não bastassem, ela trabalhou também como ilustradora, desenhando para livros infantis, capas de álbum e até agendas.

 

Foto: Rodrigo Schmidt

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Rubens nasceu e cresceu em Santos, onde se formou como jornalista. Além de ter alguns dos maiores veículos de comunicação do país em seu currículo, se consagrou como um dos maiores críticos de cinema. Você com certeza já acompanhou alguma cerimônia do Oscar narrada e comentada por ele, já que Rubens acompanha essa festa anualmente desde 1985.

 

Foto: Divulgação

Karen Jonz

Karen Jonz

De Santos para as pistas de skate de todo o mundo. Karen Jonz é considerada uma das melhores skatistas mulheres da atualidade. A tetra-campeã mundial foi a responsável por trazer o primeiro ouro brasileiro feminino nos X Games, e também foi a primeira brasileira a conquistar o título de campeã mundial.

 

Foto: Anderson Zaca

Charles Möeller

Charles Möeller

O teatro corre pelas veias de Charles Möeller, que além de nascer em Santos, foi na cidade também que ele fez seu primeiro curso de teatro. Diretor, ator, autor, figurinista e cenógrafo, seu currículo principalmente no teatro musical é admirável. Ele comanda a produtora Möeller & Botelho ao lado de Claudio Botelho, e produzem grandes musicais no Rio de Janeiro e em São Paulo desde 1990.

 

Foto: Ana Branco

Regina Bittar

Regina Bittar

O rosto pode não ser familiar, assim como o nome, mas uma vez que você ouvir a voz da santista Regina Bittar, vai reconhecer na mesma hora. Acontece que ela é a dona de uma das vozes mais famosas da internet: a do Google! Além disso, a dubladora já emprestou sua voz para diversas marcas e já levou seu vozeirão a diversos talk shows, como em uma entrevista para o Jô Soares.

 

Foto: Divulgação

Lia Clark

Lia Clark

A drag queen Lia Clark está conquistando o Brasil com suas músicas. Além de ser de Santos, o clipe da música Trava Trava, primeiro grande sucesso da artista e que rendeu a merecida fama até hoje, foi gravado na cidade. Com shows por todo o país e muitos outros sucessos por aí, Lia já fez parcerias com outros nomes famosos, como Pabllo Vittar, Tati Quebra Barraco e Heavy Baile. Confira o clipe de Trava Trava no link.

 

Foto: Divulgação

Fábio Yabu

Fábio Yabu

O santista Fábio Yabu é escritor, ilustrador, roteirista de quadrinhos e criados de desenhos animados. Suas obras fazem sucesso entre o público infantil, como foi o caso da franquia de livros Princesas do Mar. Além de uma série de 10 livros, a história originou um desenho animado com duas temporadas, transmitido pelo Discovery Kids, e que já foi exibido em diversos países.

 

Foto: Divulgação

Afonso Poyart

Afonso Poyart

O premiado cineasta Afonso Poyart conta com produções nacionais e internacionais de sucesso em seu portfólio, e essa mente brilhante também saiu de Santos. Além de filmes como 2 Coelhos, Mais Forte que o Mundo e Presságios de um Crime (produção internacional), Poyart dirigiu alguns clipes de artistas, incluindo de um ícone 013, a banda Charlie Brown Jr.

 

Foto: Divulgação

Bruna Domato

Estudante de publicidade