Fake News: mar de Santos é escuro por conta da sujeira

Foto: Escolha Viajar

Você provavelmente já ouviu sobre isso, mas realmente caiu nessa história?

Pois é, mais uma “fake news” para ser esclarecida. Se você já passou pela praia de Santos, com certeza reparou na cor do mar e da areia. Muitos insistem em dizer que isso é uma consequência da poluição das praias, que a água é escura por ser suja, e o meso vale para a faixa de areia próxima ao mar. Mas se você acreditou nessa ladainha esse tempo todo, estamos aqui para alertar que você foi enganado, mas não se preocupe, vamos esclarecer!

Infelizmente, a praia de Santos não está livre de poluição, e infelizmente encontramos rastros dos maus hábitos de muitos turistas e moradores durante todo o ano. Porém, isso não justifica o tom escuro das águas e areia. Na verdade, mesmo que o cenário fosse perfeito e não houvesse nenhum tipo de sujeira no local, o mar continuaria com a mesma coloração.

Vamos por partes: quanto à areia, a explicação é bem simples. Por ser muito fina, ela retém muita umidade, o que faz com que fique escura. Você pode perceber facilmente a diferença entre a parte da “areia fofa”, próxima ao calçadão, bem mais clara que a parte próxima do mar por ser mais seca. Além disso, essa areia também concentra mais minerais pesados, o que contribui para sua coloração.

Partindo para o mar, é importante lembrar que estamos no fundo de uma baía, bem na desembocadura de um estuário, sendo este um ambiente de transições entre mar e rio. Essa localização contribui com a chegada de matéria orgânica (estamos falando de resíduos de decomposição, por exemplo, de folhas e galhos, vindos do mangue), mas trata-se de um processo natural, e é isso que torna a água mais escura.

É claro que, infelizmente, a poluição afeta negativamente a praia e pode torná-la suja, mas ela não tem relação com a coloração do mar ou da areia. Mas também é possível ver a água do mar de Santos quase transparente, basta ficar atento aos longos períodos sem chuva ou frente fria.

Bruna Domato

Estudante de publicidade