10 dias de arte na Bacia do Mercado de Santos

De 1 a 10/12, a região da Bacia do Mercado de Santos contará com arte por toda parte.

O Sesc Santos, a Unifesp e o Instituto Procomum se uniram para promover o COMUM – Encontro de Culturas e Comunidades, um festival colaborativo que levará espetáculos de dança e circo, sessões de cinema, batalhas de poesia, graffiti, bailes e rodas de música aos bairros do Paquetá, Vila Nova e Vila Matias.

O encontro tem como objetivo principal celebrar a diversidade e as histórias da Bacia do Mercado de Santos, propondo diálogos sobre o direito à moradia e ao território, histórias e memórias da região, práticas e políticas comunitárias, entre outros temas. Além disso, é a oportunidade de fomentar a convivência entre artistas, professores e estudantes universitários, membros de organizações comunitárias, moradores, trabalhadores e frequentadores da região.

A região é um epicentro de problemáticas sociais basilares à história da cidade e do próprio país: a exploração e resistência dos povos negros e ameríndios desde a colonização portuguesa aos processos de exclusão territorial e gentrificação similares aos que ocorrem em diversas metrópoles brasileiras. O COMUM nasceu do desejo de tecer aproximações e diálogos com a área.

As atividades são totalmente gratuitas e abertas a todos os públicos. Os horários são variados, confira abaixo a programação completa e programe-se para prestigiar. Para mais informações o projeto, visite o site culturasecomunidades.procomum.org

Destaques

Para abrir o evento, acontece a inauguração da Radiola da Silva, uma rádio comunitária inspirada nas “bicicletas-de-som” da cultura popular de rua de várias regiões e cidades brasileiras. A rádio vai percorrer as ruas da Bacia do Mercado amplificando histórias do bairro, anúncios da programação e, claro, um repertório musical especial. A iniciativa é da radiosilva.org, um projeto de extensão universitária da Unifesp.

No decorrer da semana vão rolar também as ações de encerramento de 2018 do projeto A Colaboradora, processo de 10 meses de residência artística no Instituto Procomum, onde se desenvolveram 13 projetos de arte e cultura com dimensão comunitária, feitos por artistas de Santos. Os trabalhos serão apresentados durante o encontro.

No fim de semana de 8 e 9 de dezembro, as atividades se intensificam. A programação vai do início da manhã até o final da tarde do sábado e domingo. No sábado (8), as atividades se concentram nos arredores do Mercado e estação das Catraias, e no domingo, o foco será a Feira do Rolo, na Praça Rui Ribeiro Couto. O encerramento será no dia 10/12, dia em que celebramos os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com uma sessão de filmes e roda de conversa sobre Cinema e Direitos Humanos.

Confira a programação completa e detalhada aqui.