Qual a sua perspectiva quando se depara com um problema ou um fracasso?

Por Maristela Low

Parece clichê, mas, na verdade, as adversidades e fracassos são o ponto de partida para o sucesso.

Quem já passou por experiências não tão boas sabe bem disso, e a capacidade de olharmos com essa perspectiva, no sentido de entender onde foi o erro ou onde fracassamos é a grande saída.

Se errou, esse erro já foi aprendido, o próximo erro será novo, outros erros virão, talvez menos graves, mas é inevitável comete-los, tanto na nossa vida pessoal como profissional. Cabe a nós termos a percepção de que o caminho para o sucesso é essa estrada nem sempre muito confortável, com alguns buracos, bloqueios e tempo ruim.

Alguns vão chamar essa característica de resiliência, resistir a tudo e não deixar abalar-se.

Como diz Brené Brown “A vulnerabilidade é a nossa medida mais precisa de coragem”. Eu atribuo essa capacidade de realização, mesmo quando tudo dá errado, à coragem: a coragem de sermos realmente imperfeitos.

Enquanto tivermos pré-concepções de que vai dar errado ou escutarmos críticas dos outros, principalmente dos que nunca se atreveram a ter coragem de realizar,  nos desestimulando, e nos provocando a não  sairmos do lugar, estaremos fracassados.

Estamos aqui para nos arriscar, para ter ousadia, criatividade, aceitar a própria vulnerabilidade e vencer, sendo responsáveis por nossas escolhas.

E tem gente que pelo fato de não ter atingido o objetivo entende ter sido fracasso, outros consideram o fato de ter tentado, ter caminhado, mesmo que seja 0,1% em direção ao seu objetivo um sucesso.

E tudo isso realmente é relativo, não existe fracasso, sucesso é ir de fracasso em fracasso, mas crescendo, aprendendo, se desenvolvendo e se aprimorando. Fracasso acontece quando você se paralisa e permite que seus pensamentos, suas crenças e seus medos te impeçam de prosseguir.

A grande maioria das pessoas possuem uma preocupação de como serão vistos pelos outros se fracassarem, e com certeza essa é uma preocupação de todo ser humano. Queremos ser aceitos, amados e bem sucedidos perante os outros, afinal é assim que todo mundo aparece nas redes sociais, todos alegres, amados, cercados de pessoas bem sucedidas, em lugares bonitos e com muito sucesso.

Como lidar com essas questões é que faz a diferença, deixar de realizar e progredir em busca dos seus sonhos e objetivos para não correr riscos de fracasso é um erro.

O Coach é o profissional que pode lhe ajudar a analisar também essas questões, trazer clareza para o que realmente é importante para você. A metodologia coaching envolve planejamento e ações com foco no que se espera alcançar, portanto, permite que sejamos mais assertivos e se algo não estiver dando certo, enxergar o que é necessário fazer para que não haja maiores danos.

Maristela Low

Coach de carreira e negócios