A Praia do Éden é o paraíso em Guarujá

Foto: Enio Prado

Conteúdo oferecido por #PartiuGuarujá, em colab com a Revista Nove

Temos certeza absoluta que essa praia é um paraíso, mas o nome, Praia do Éden, na verdade faz referência a Éden Jesus da Fonseca, um antigo comerciante, morador e mergulhador da região do Morro do Sorocotuba. A Praia do Éden tem cerca de cem metros de extensão, o mar é bravo de ondas fortes que quebram bem próximo ao raso, a faixa de areia amarelada e fofa é pequenina.

Os rochedos nas extremidades da praia são sensacionais, principalmente na parte direita do Éden, onde uma grande cama de rochas alinhadas possibilita caminhar e ver a praia deste outro ângulo. Tantos fatores e características somados dão a Praia do Éden um estilo diferenciado de praia no litoral paulista. Tem tom de exclusividade, mas o melhor de tudo, o acesso a Praia do Éden é livre!

Trilha da Praia do Éden

A pequena trilha de até 10 minutos no máximo é uma escada, digamos que precária, estruturada com cerca de 110 degraus desalinhados e íngremes, entre a vegetação da mata-atlântica. A curta trilha é considerada de nível fácil e entre as arvores, no meio da trilha, já se observa relances da praia e se ouve o barulho delicioso do mar.

Dica: pra quem for com crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção, uma alternativa é deixar o carro em um dos estacionamentos antes da trilha. Eles disponibilizam outro acesso pavimentado e ducha no fim da diversão.

 

 

Foto: Pedro Rezende

Mergulho com tartarugas-marinhas na Praia do Éden

O mar cristalino e limpo facilita a observação da vida marinha de baixo d’água. Na praia, é possível chegar a profundidade de até 10 metros. A rica vida marinha com peixes, ouriços, caranguejos, tartarugas e arraias é um atrativo irrecusável para a pratica do esporte.

*** A extinção de animais fantásticos como as tartarugas-marinhas é em grande parte causada pela poluição sistemática do homem. Não deixe lixo na praia.

Foto: Divulgação

Como ir à Praia do Éden no Guarujá?

Como ir à Praia do Éden no Guarujá?

Como já dissemos, a Praia do Éden está no Morro do Sorocotuba, no Bairro do Tortuga, ao lado da Enseada. O mais difícil será encontrar a entrada da Reserva Sorocotuba, nada que seu Google Maps ou Waze não resolvam. #PartiuPraiadoEden ?

#PartiuGuaruja
@partiuguaruja

 

Foto: Daniel Luiz Gravina