Pinacoteca Benedicto Calixto

Foto: Raphael Críscuolo

O imponente casarão branco, na orla da praia do Boqueirão, em Santos, é um cenário conhecido e admirado por santistas e visitantes.

A majestosa casa art noveuax foi construída em 1900, mas somente em 1921 ganhou este estilo arquitetônico. Já foi moradia de importantes famílias na época áurea do café, asilo, pensionato e quase foi demolida, até que a prefeitura reconheceu a utilidade pública do prédio. Em 1992, a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto passou a ocupar o espaço e em 2012, finalmente, o casarão foi tombado e considerado patrimônio histórico da cidade. Hoje sedia importantes manifestações culturais em seus quase sete mil metros quadrados de terreno abraçados por um jardim impecável, que nos proporciona uma viagem ao passado.

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto foi instituída em 1986 e é gerenciada desde 2003 pela Associação de Amigos da Pinacoteca Benedicto Calixto, com o intuito de preservar, difundir e estimular a produção artística local. O nome é uma homenagem ao pintor que muito se dedicou a retratar e estudar Santos e região.

A presidente da gestão 2014/2016 da Fundação é a Dra. Silvia Ângela Penteado e o presidente da Associação, para o mesmo período, é o Dr. Divanir Machado Netto Tucci.

Diego Brígido

Editor da Revista Nove