Guaratuba: mar e rio em um cenário deslumbrante

Foto: Divulgação

A Baixada Santista abriga praias que agradam os mais variados perfis de públicos.

Encontramos desde as mais urbanizadas, com infraestrutura completa para os banhistas, às quase isoladas, consideradas verdadeiros paraísos naturais.

As oito cidades litorâneas da região, no entanto, escondem alguns trechos de areia que encantam qualquer um – dos urbanos aos amantes da natureza. São praias que conquistam pela beleza cênica e, na maioria das vezes, por oferecem muito mais que areia e água salgada.

Guaratuba, em Bertioga, é um destes paraísos. Com oito quilômetros de extensão, está localizada a 30 minutos do centro da cidade e, por ser uma praia reservada, é preciso deixar o nome e a placa do carro para acessar o local.

A extensão de areia separa o mar do rio Guaratuba, garantindo água salgada e doce no mesmo cenário. O encontro entre os dois se dá em um dos cantos da praia, onde o mergulho não é aconselhável, em função da forte correnteza. Na outra extremidade está a praia de Itaguaré, tão linda quanto Guaratuba, continuação deste paraíso.

Não é permitido acampar e nem fazer piquenique ou churrasco por lá, além de também ser proibida a entrada de animais, mas o acesso aos ambulantes é liberado, então, pode tranquilizar-se, que dá para passar o dia na praia sem morrer de fome ou de sede.

Não dá para dizer que Guaratuba é um recanto isolado, pois os moradores de Bertioga e os turistas há algum tempo descobriram o local e, principalmente na temporada, a frequência de banhistas é grande por lá. Mas a distância do centro, a água salgada cristalina, a presença do rio e o fato de estar emoldurada pela mata atlântica são fatores que tornam Guaratuba uma praia indispensável para o seu próximo tour pela região.

O acesso à Guaratuba se dá pela Rodovia Rio-Santos, na altura de Bertioga, entrando na rotatória do loteamento Costa do Sol, à esquerda.

Diego Brígido

Editor da Revista Nove