Área de Lazer Ézio Dall’Acqua

Foto: Christian Jauch

O Portinho de Praia Grande

Talvez você já tenha ouvido falar e pode ser até que já tenha passado uma agradável tarde no Portinho, em Praia Grande. Bem ao lado da entrada da cidade e às margens do Mar Pequeno, o complexo é ponto de encontro de famílias e amigos. Aberto ao público, dispõe de quiosques de alvenaria com churrasqueiras, mesas e bancos, quadras poliesportivas, pista de motocross, playground, além de um restaurante, um píer de pesca e estacionamento gratuito.

Instalado em meio à mata atlântica e cercado pelo manguezal, o Portinho é um lugar propício para os amantes da natureza e para avistar aves de várias espécies. A agência local Caiçara Expedições opera um roteiro de Canoagem Ecológica com duração de duas horas, em meio ao manguezal para contemplação deste ecossistema, com flora e fauna riquíssimas. Veja mais detalhes na matéria de capa.

O que você talvez não saiba é que o nome oficial do Portinho é Área de Lazer Ézio Dall´Acqua, em homenagem a um entusiasta do jogo de bocha, que disseminou o esporte na cidade, na década de 1970. Ézio Dall’Acqua contribuiu para a expansão da bocha em Praia Grande e ajudou a inaugurar várias quadras no município. Falecido no final dos anos 1970, foi homenageado pelo prefeito Dorivaldo Loria Júnior, o Dozinho, que nomeou esta tradicional área de lazer da cidade com o seu nome.

Onde fica? O acesso ao Portinho é gratuito, pela Rua Paulo Sérgio Garcia, junto à entrada da Praia Grande.

Diego Brígido

Editor da Revista Nove