Cultura e Sustentabilidade

e a nova Pracinha do CasaVelha

O CasaVelha está sempre em nossas pautas, e não é à toa, já que tem sempre novidades nesse cantinho aconchegante e criativo ali no miolão do Gonzaga, no charmoso boulevard Othon Feliciano.

A família que comanda a casa tem uma história de amor antiga com o prédio onde hoje funciona o CasaVelha. O local abrigou por 46 anos a tradicional loja de presentes Magazine New York, sob o comando do espanhol José Montes Soage – o Sêo Montes – que, hoje aos 90 anos, ainda transita pelo espaço agora comandado pela filha, o genro e as netas.

A idade não é um impeditivo para ele, que continua firme ao lado da família no atual CasaVelha, ‘tirando cafezinhos’ ou preparando sucos durante o almoço. O espaço foi inaugurado com o objetivo de resgatar a tradição das comidas de boteco, missão que vem sendo cumprida rigorosamente por toda a equipe, o que inclui a chef Natália Scapuccin, uma das netas do Sêo Montes.

Pracinha do CasaVelha

Desde 2003, o CasaVelha transforma, em vários momentos do ano, o boulevard em um espaço vivo e pulsante. E vem mais novidades por aí, já que até o final de 2018 será inaugurada a Pracinha do CasaVelha, um espaço de convivência e descanso, com ar mais descontraído, no meio do boulevard. Uma parte das mesas e cadeiras de madeira já tradicionais serão substituídas por cadeiras de praia para compor o ambiente da ‘pracinha’, bem em frente à descolada e precursora Lojinha do CasaVelha.

 

Conforme explica Livia Scapuccin, a outra neta do Sêo Montes, arquiteta idealizadora da ‘pracinha’, “o projeto parte da ideia de transformação dos espaços onde atuamos frequentemente para que possamos fortalecer a relação da população com a cidade, criando oportunidades e experiências”. A estrutura da Pracinha do CasaVelha será desmontável, assim como já é feito com as mesas e cadeiras utilizadas pelo restaurante.

Descarte o Descartável

Sobre a Lojinha do CasaVelha nós já falamos aqui, mas ela também vem com novidades em 2018, seguindo uma linda – e sem volta – tendência. O selo Descarte o Descartável chega para fortalecer a mudança necessária em relação aos nossos hábitos e o uso de descartáveis como copos, canudos, sacolas, guardanapos, etc.

 

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Foi inspirada nessa frase, de Mahatma Gandhi, que a turma do CasaVelha trouxe um novo conceito para a Lojinha. Com este selo, chegam novos produtos sustentáveis: a ecobag de fabricação própria; os canudos de inox da Beegreen; os canudos de vidro da Mentah; os discos demaquilantes de crochê da Lo Casulo; os guardanapos de tecido da Gato Negro Artesanias e os copos de silicone da Menos 1 Lixo.

Tem mais, hein...

Outras boas iniciativas da casa são o Quintal do CasaVelha, um espaço para receber eventos, aniversários ou confraternizações e o Mercadinho do CasaVelha, com produtos para levar e saborear em casa, como molhos, geleias, compotas e azeites (esses são novidade no espaço).

 

Se você ainda não conhece o CasaVelha.arte.comida.petisco agora tem mais motivos para incluir esse cantinho efervescente da cidade no seu rolê do fim de semana. Se preferir, pode pedir alguma das delícias do restaurante pelo telefone, iFood ou Uber Eats.


Boulevard Othon Feliciano, 10, no Gonzaga, em Santos  

[email protected] | (13) 3284.1425

www.facebook.com/casavelha.arte.comida.petisco